Inovação

Tecnologia de hidrogénio pode ser alternativa de futuro

empilhador Linde tecnologia de hidrogénio

O Grupo BMV, a Linde Material Handling e o Instituto de Movimentação de Materiais, Fluxo de Material e Logística da Universidade Técnica de Munique apresentaram recentemente os resultados do projeto H2IntraDrive que parecem indicar que o sistema de propulsão de hidrogénio, que já é comercializável, “pode ser considerado uma solução económica.”

O Ministério Federal Alemão de Transporte e Infraestruturas financiou este estudo com um subsídio de 2,9 milhões de euros, como parte do Programa Nacional Alemão de Inovação de Tecnologia de Hidrogénio e de Células de Combustível.

“A médio prazo, considera-se que a utilização da tecnologia de células de combustível e dos motores de hidrogénio tem muitas possibilidades de substituir as fontes de energia convencionais nos equipamentos de movimentação de cargas”, explica a Linde Material Handling.

A ideia foi agora confirmada num inquérito realizado como parte do projeto de investigação pelo Instituto de Manipulação de Materiais, Fluxo de Material e Logística da Universidade Técnica de Munique durante o verão de 2015. De acordo com o estudo, 93% dos 109 especialistas na indústria consultados consideram que o uso do hidrogénio como energia é benéfico. Ao mesmo tempo, 80% acredita que não está suficientemente informado sobre as oportunidades que podem surgir com esta nova tecnologia.

“O facto da tecnologia de hidrogénio ter superado satisfatoriamente este teste de resistência na produção da carroçaria do modelo BMW i e ter alcançado a maturidade para entrar no mercado, é um sinal importante para os nossos clientes”, afirma Christophe Lautray, CSO da Linde Material Handling. “Esta inovadora tecnologia de propulsão é uma aposta para o futuro. Além disso, também nos foi possível adquirir importantes conhecimentos para continuar o desenvolvimento dos nossos equipamentos. Consideramo-nos pioneiros na indústria e, com este projeto, reafirmamo-nos uma vez mais na nossa pretensão de ser líderes em tecnologia”.

“Os resultados da investigação mostram que a célula de combustível obteve resultados convincentes na prática durante um período de quase dois anos. Desde dezembro de 2013 até finais de outubro de 2015, os tratores de reboque acumularam 10 000 horas em funcionamento e os empilhadores chegaram inclusivamente a cumprir cerca de 11 000 horas. Em certas situações gerais como em trabalhos de alta intensidade com operações de 2 a 3 turnos, os utilizadores podem conseguir significativas vantagens económicas desde o primeiro dia”, explica a Linde Material Handling.

Para além disso, de acordo com o estudo, a utilização da tecnologia de hidrogénio aumenta a disponibilidade operacional dos equipamentos de movimentação de carga, uma vez que estes se podem abastecer num curto período de tempo.

“As análises realizadas demonstraram que o abastecimento de um trator de reboque dura 1,5 minutos. A substituição de bateria pode ser realizada em aproximadamente 5 minutos, mas também pode demorar muito mais. No caso dos empilhadores, o processo de abastecimento durou 2,2 minutos, enquanto o tempo necessário para a substituição de uma bateria equiparável foi de cerca de 10 minutos de média”, indica.

“Acreditamos que os resultados do nosso projeto de investigação são claramente satisfatórios para o setor logístico no seu avanço no sentido de uma nova tecnologia de motores alternativos”, refere Willibald A. Günthner, presidente do Instituto de Movimentação de Materiais, Fluxo de Material e Logística da Universidade Técnica de Munique. “O nosso estudo regista o alcance de um importante objetivo intermédio. Em projetos de seguimento, podem continuar-se a explorar outras questões e melhoramentos em detalhe”.

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