TNT tem famílias ecológicas

A TNT Portugal acaba de vencer o prémio atribuído anualmente pelo Grupo TNT na área de responsabilidade social, com o projecto Eco-Famílias que visa a racionalização de consumos dos colaboradores enquanto cidadãos.

A TNT Portugal acaba de vencer o prémio atribuído anualmente pelo Grupo TNT na área de responsabilidade social, com o projecto Eco-Famílias que visa a racionalização de consumos dos colaboradores enquanto cidadãos.

Desde 2003 que a TNT adoptou uma política de responsabilidade social, atendendo a preocupações sociais e ambientais no decorrer das suas operações e na sua interacção com outras partes interessadas.

O projecto Eco-Famílias surgiu em Julho de 2007, entre outras acções e projectos, numa parceria entre a TNT e a Quercus. O objectivo geral deste projecto é a sensibilização das famílias de colaboradores da TNT para a necessidade de atender aos valores ambientais no quotidiano e alterar hábitos de consumo e comportamentos, tendo em vista a redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE).

A redução efectiva das emissões de GEE associadas a cada colaborador TNT, diminuindo o consumo de electricidade em casa – componente habitação (7%), bem como alterando os consumos associados às viagens pendulares casa-trabalho-casa – componente mobilidade (3%).

A redução seria alcançada através da substituição de equipamento de iluminação, à eliminação de consumos de stand-by e off-power e à troca de electrodomésticos. Com estas alterações é possível reduzir em 38.425 kWh o consumo de electricidade, e em 18.482 kg de CO2e/ano as emissões de gases de efeito de estufa.

Como forma de incentivo para a alteração de comportamentos, foram oferecidas às 90 EcoFamílias, pela TNT, fichas com corte de corrente e lâmpadas fluorescentes compactas.

Este investimento directo da TNT às famílias dos colaboradores totalizou a quantia de 740 euros,  resultando numa poupança anual de cerca de 1.212 euros por parte do total das famílias abrangidas. Estas poupanças monetárias, importantes para as famílias, resultaram também na redução de emissões de GEE na ordem das 5 toneladas de CO2.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever