Mobilidade

UE: Automóveis de passageiros por habitante mantêm-se estáveis em 2022

Istock

Em 2022, registava-se, em média, 0,56 automóveis ligeiros de passageiros por habitante na União Europeia (UE), o mesmo que em 2021, avançam os dados do setor do transporte do Eurostat.

No entanto, a entidade europeia salienta existirem diferenças regionais significativas, que vão de 2,34 veículos ligeiros de passageiro em Valle d’Aosta, na Itália, a 0,08 em Mayotte, na França.

Desta forma, as taxas regionais de motorização (automóveis de passageiros por 1.000 habitantes) “estão frequentemente associadas a condições económicas, mas podem também ser afetadas por circunstâncias específicas”, explica o Eurostat, dando o exemplo de que a taxa recorde da região italiana Valle d’Aosta foi influenciada por regras fiscais favoráveis nesta área.

Em 2022, as três principais regiões com maior taxa de motorização registam-se na Itália: Valle d’Aosta, com 2.339 carros por 1.000 habitantes, seguida pela Provincia Autonoma di Trento, com 1.431 carros por 1.000 habitantes e a Provincia Autonoma di Bolzano com 935 carros por 1.000 habitantes.

Entre as 10 regiões com a maior taxa de motorização, seis encontram-se na Itália e uma na Finlândia, Grécia, Holanda e República Checa.

Por sua vez, Portugal regista um valor de 552,06 automóveis ligeiros de passageiros por 1.000 habitantes.

Veículos elétricos
As regiões dos Países Baixos e da Suécia destacaram-se entre as que registam a maior percentagem de automóveis elétricos de passageiros em todas as variedades de veículos, avança o Eurostat.

As maiores quotas foram registadas em Flevoland (12,8%) e Utrecht (6,6%), nos Países Baixos, e em Estocolmo (6,6%), na Suécia. No top 10, registam-se quatro regiões na Holanda, quatro na Suécia, uma no Luxemburgo e uma na Áustria.

Já Portugal, regista uma percentagem de 1,17% de automóveis elétricos de passageiros.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever