Descarbonização

Voo de teste de emissões zero com hidrogénio líquido vai ser testado em 2026

Voo de teste de emissões zero com hidrogénio líquido vai ser testado em 2026 Direitos Reservados

A KLM Royal Dutch Airlines e a ZeroAvia anunciaram que vão efetuar, em 2026, um voo de demonstração com emissões zero, usando motores elétricos movidos a hidrogénio líquido.

De acordo com o comunicado de imprensa, os motores elétricos a hidrogénio utilizam hidrogénio em células de combustível para gerar eletricidade, que é depois utilizada para alimentar os motores elétricos que acionam as hélices do avião.

Em nota de imprensa, a KLM e a ZeroAvia referem que a única emissão a acontecer é a de vapor de água a baixa temperatura, “pelo que os estudos estimam uma redução até 90% no impacto climático quando comparado com os voos típicos a jetfuel”.

Ambas as empresas pretendem realizar uma demonstração inicial de voo de A a B entre dois aeroportos. Além de permitirem identificar o par de aeroportos ideal, os fluxos de trabalho imediatos vão servir para obter as licenças de voo regulamentares necessárias e garantir o fornecimento de combustível de hidrogénio líquido, assim como a criação de infraestruturas de apoio para o abastecimento das aeronaves.

Segundo a comunicação, com esta colaboração, as empresas “estão a construir uma base de evidências com vista à adoção de voos mais limpos na rede da KLM”, além de acelerar o desenvolvimento de conceitos de operações com aviões movidos a hidrogénio em toda a União Europeia (UE).

“A KLM pretende ser pioneira nas viagens rumo a um futuro mais sustentável na aviação. É por isso que apoiamos e incentivamos ativamente a inovação, para impulsionar a mudança na indústria. Quando se trata do futuro de voos com emissões zero, a KLM apoia várias tecnologias e inovações em simultâneo. Juntamente com os nossos parceiros do setor, estamos a realizar pesquisas sobre os voos elétricos, a hidrogénio e híbridos e a explorar formas de acelerar estes avanços”, assegurou Maarten Koopmans, Diretor Geral da KLM Cityhopper.

Já para Sergey Kiselev, Diretor de Negócios da ZeroAvia, “as maiores companhias do mundo estão, de forma cada vez mais séria, a imergir na exploração do hidrogénio elétrico enquanto solução com potencial. Sendo uma companhia aérea com uma história tão rica, mal podemos esperar para trabalhar com a KLM, enquanto olhamos para um futuro limpo da indústria”.

As empresas deixam também a nota de que “o apoio a tecnologias mais avançadas, como o hidrogénio e a aviação elétrica, é um dos três pilares para ajudar à descarbonização da indústria da aviação”, avançando ainda que as divisões de manutenção da KLM e da Air France têm já trabalhado com a ZeroAvia para construir uma base de conhecimento para operações eficazes de MRO (manutenção, reparação e inspeção) para aviões com células de combustível a hidrogénio.

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