No terceiro trimestre deste ano foram investidos, em Portugal, 22 milhões de euros em armazéns e logística. Este valor representa 25% do total investido em imobiliário no terceiro trimestre de 2008, revela relatório da consultora imobiliária CB Richard Ellis.
No entanto, o investimento nos primeiros nove meses deste ano rondou os 34,5 milhões de euros, o que significa um decréscimo de cerca de 14% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o segmento de armazens e logísitca foi, à semelhança do que aconteceu por toda a Europa, aquele com a menor descida em relação a 2007.
Ainda assim, a crise tem-se feito sentir, com o diminuir dos níveis de ocupação e, consequentemente, dos valores de arrendamento no terceiro trimestre de 2008. Isto deve-se, por um lado, à subida dos custos de combustível, que afectam a actividade da grande maioria dos operadores logísticos; e por outro lado, ao volume significativo de áreas em construção e a expectativa de desocupação de grandes naves logísticas na região de Lisboa, o que leva a uma maior poder negocial por parte de potenciais ocupantes, levando à descida dos valores de arrendamento.