Descarbonização

BEI e ANA fecham acordo de 50 milhões de euros para infraestruturas de baixo carbono

BEI e ANA fecham acordo de 50 milhões de euros para infraestruturas de baixo carbono iStock

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a ANA – Aeroportos de Portugal (ANA) anunciaram a assinatura de um contrato de financiamento no valor de 50 milhões de euros para o desenvolvimento de infraestruturas de baixo carbono em nove aeroportos localizados em Portugal Continental e Ilhas, entre eles os aeroportos de Lisboa e do Porto.

O projeto, com um custo total de mais de 100 milhões de euros, insere-se no quadro de Ação Climática e Sustentabilidade Ambiental do BEI e integra o programa de sustentabilidade da ANA, que visa alcançar a neutralidade carbónica, nas suas emissões âmbito 1 e 2, até 2030 e apoiar a transição dos seus parceiros.

De acordo com o comunicado de imprensa, este financiamento irá permitir que sejam “implementados sistemas de fornecimento de energia e ar condicionado às aeronaves parqueadas, que ao desligar os seus motores reduzem o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes”.

Além disso, o projeto prevê também a instalação de pontos de carregamento elétrico para veículos de assistência, o que, afirma a nota de imprensa, “revolucionará a paisagem operacional dos aeroportos portugueses”. O projeto irá incluir cerca de 135 posições de estacionamento para aeronaves, e aproximadamente 600 pontos de carregamento.

Serão ainda implementados sete projetos fotovoltaicos, com uma capacidade instalada de 12,8MWp, nos Aeroportos ANA para autoconsumo, “e que terão um impacte significativo na redução da sua pegada de carbono”, frisa o comunicado.

“Esta iniciativa está perfeitamente alinhada com o compromisso do BEI de apoiar a ação climática e a sustentabilidade ambiental. O projeto contribuirá significativamente para a redução das emissões de carbono, além de melhorar a resiliência operacional e a segurança da infraestrutura da rede aeroportuária de Portugal”, afirmou Gilles Badot, diretor de Operações do BEI para Portugal e Espanha.

Para Thierry Ligonnière, Chief Executive Officer da ANA, “esta iniciativa vem reforçar o nosso compromisso NetZero até 2030, nos nossos aeroportos, nos âmbitos 1 e 2, promovendo a descarbonização do setor e a mobilidade positiva. Nos aeroportos ANA e VINCI Airports estamos a atuar de forma acelerada e com os nossos parceiros para obtermos os melhores resultados ambientais. Agradecemos o apoio do BEI e da Comissão Europeia para a concretização deste projeto que trará benefícios tão relevantes, quer ao nível ambiental como operacional”.

O projeto será implementado ao longo dos próximos dois anos, e deverá beneficiar do Mecanismo de Infraestrutura para Combustíveis Alternativos para Transportes no âmbito do setor dos transportes do Mecanismo Interligar a Europa (CET-T-AFIF).

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever