O Grupo BEI (Banco Europeu de Investimento e Fundo Europeu de Investimento) e o Santander vão apoiar o financiamento de novos investimentos em eficiência energética na construção ou reabilitação de edifícios em Portugal.
Segundo explicado em comunicado, o objetivo é facilitar a concessão de novas hipotecas verdes e sustentáveis para particulares e empresas (PMEs e MidCaps) que estão a investir na reabilitação de edifícios ou em novas construções com altos padrões de eficiência energética, cumprindo com as condições de elegibilidade definidas pelo BEI.
Os projetos podem atingir um investimento até 25 milhões de euros, com um montante máximo de financiamento até 12,5 milhões de euros, e um prazo mínimo de dois anos.
“Com esta nova assinatura, o Grupo BEI continua a apoiar a expansão da oferta de hipoteca verde e a sua acessibilidade em Portugal. Acelerar a transição para soluções habitacionais mais sustentáveis no país é uma componente chave do nosso compromisso com a ação climática e a sustentabilidade ambiental no país”, afirma o vice-presidente do BEI, Ricardo Mourinho Félix.
Já Amílcar Lourenço, administrador do Santander em Portugal, sublinha a importância deste novo protocolo com o BEI, “que permite fazer chegar novos fundos a quem investe na eficiência energética dos edifícios”.