Descarbonização

Bel Portugal investe 1,5 milhões de euros em projeto de descarbonização

Bel Portugal investe 1,5 milhões de euros em projeto de descarbonização Direitos Reservados

A Bel Portugal anunciou o lançamento do projeto “Eficiência Energética: 3 em 1”, na fábrica do Queijo Limiano, em Vale de Cambra, através da instalação de um sistema de osmose inversa, com um investimento previsto de 1,5 milhões de euros.

De acordo com o comunicado de imprensa, a iniciativa insere-se nos 20 anos da Bel Portugal e reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a descarbonização, sendo o primeiro projeto deste âmbito do Grupo e servindo como referência para outras operações da empresa a nível global.

A nota de imprensa explica que o projeto visa uma tripla redução: no consumo de gás, no consumo de água e nas emissões de gases com efeito de estufa (GEE).

Neste sentido, apesar do aumento do consumo de energia elétrica, que já é 100% ‘verde’ desde 2020, a iniciativa “permitirá à Bel Portugal alcançar uma redução significativa nas emissões de CO2 e uma maior eficiência hídrica, através da reutilização de água para a limpeza das linhas de produção (CIP), a torre de arrefecimento e o processo de Osmose Inversa”, explica a comunicação.

O comunicado salienta ainda que a empresa antecipa uma diminuição de 29% no consumo total de gás, equivalente a 8.036 MWh por ano. Antecipando ainda uma redução entre 10% e 15% no consumo de água, com uma recuperação aproximada de 20.000 m³ de água por ano.

Já no que diz respeito às emissões de GEE, a nota de imprensa refere ainda que o projeto permitirá uma diminuição de 29% nas emissões de GEE, o que representa uma redução aproximada de 1.900 toneladas de CO2 por ano.

Para Tiago Serrano, Diretor Industrial da Bel Portugal, este projeto “está integrado na estratégia de descarbonização do grupo BEL e é mais um passo importante na estratégia do grupo para a sustentabilidade das suas operações, em particular para o plano de neutralidade carbónica da totalidade da sua cadeia de valor, com que a Bel está comprometida até de 2050, em linha com o Acordo de Paris”.

E continua: “ao liderar este projeto pioneiro no grupo, estamos a investir no futuro e a definir novos padrões de eficiência que esperamos replicar em outras fábricas da Bel pelo mundo”.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever