Transição energética

Conheça a primeira calculadora portuguesa de custos de hidrogénio

Conheça a primeira calculadora portuguesa de custos de hidrogénio Direitos Reservados

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) disponibilizou, no passado mês de dezembro, a primeira calculadora portuguesa de custos de hidrogénio (LNEG-LCOH).

De acordo com o comunicado de imprensa, a calculadora pretende obter, de forma rápida e fácil, o custo do hidrogénio ‘verde’ em toda a sua cadeia valor, ou seja, desde a sua produção até à sua distribuição para o setor dos transportes em estações de abastecimento.

O custo do hidrogénio é expresso como um custo nivelado (em €/kg H2 considerando o tempo útil de um projeto) para facilitar a comparação de diferentes projetos e países.

Existem já algumas calculadoras deste tipo para outros países da União Europeia (UE), alguns com detalhe para a produção do hidrogénio por eletrólise. No entanto, esta é a primeira vez que é disponibilizada uma calculadora para toda a cadeia de valor e desenhada especificamente para a realidade de Portugal.

A nota de imprensa refere ainda que esta calculadora é interativa e permite aos utilizadores fazerem as suas próprias estimativas, modificando os valores de base considerados como default. Os valores de base, para já, referem-se à situação atual, sendo possível calcular valores para o futuro, considerando a evolução de custos expectável.

O custo do hidrogénio ‘verde’ é, atualmente, um dos grandes problemas que impede o seu uso extensivo no nosso mix energético. De acordo com LNEG, o custo do hidrogénio ‘verde’, desde a sua produção até às estações de abastecimento para os transportes em Portugal, poderá estar entre 7 e 12 €/kg em 2030.

“O hidrogénio ‘verde’ é indispensável quer como matéria-prima quer como vetor energético para a descarbonização da nossa sociedade. As metas nacionais e europeias para 2050 visam reduzir as emissões nas indústrias de descarbonização mais difíceis (ex. indústria do cimento, vidro, química, aço, entre outras), no transporte rodoviário de mercadorias e de passageiros, no transporte marítimo e no transporte aéreo”, lê-se na nota de imprensa.

A calculadora foi desenvolvida no âmbito da Agenda Mobilizadora Moving2Neutrality (M2N), financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

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