A Coca-Cola lançou a plataforma Pegada Horeca que pretende ajudar os estabelecimentos do canal Horeca a calcularem a sua pegada de carbono e, ao mesmo tempo, reduzi-la.
A nova ferramenta, que visa melhorar a eficiência ambiental destes estabelecimentos, foi desenvolvida pela Ponto Verde Serviços, contando também com o apoio da Dig-In.
Ao acederem à plataforma, os estabelecimentos calculam a sua pegada carbónica tendo por base os consumos de energia, deslocações e resíduos produzidos, ao mesmo tempo recebem dicas e informações sobre como reduzir custos e a sua pegada ambiental.
No final, recebem um documento com o cálculo da sua pegada carbónica e o compromisso do estabelecimento em reduzir as suas emissões.
“O compromisso da Coca-Cola Europacific Partners com a sustentabilidade e a nossa ambição de contribuir para acelerar a concretização dos objetivos climáticos leva-nos a agir e a promover iniciativas como a Pegada Horeca, aberta a todos os estabelecimentos, e que acreditamos que ajude na consciencialização e redução efetiva das emissões”, referiu Márcio Cruz, Head of Public Affairs, Communication & Sustainability at Coca Cola Europacific Partners Portugal.
De acordo com o comunicado da empresa, a Coca-Cola Europacific Partners, devido ao seu negócio e alcance da sua atividade, “conhece em primeira mão o potencial e a capacidade que o sector da hotelaria tem para sensibilizar a sociedade”.
Devido a Portugal ser “um país voltado para o turismo com bares e restaurantes por todo o país, locais de convívio que fazem parte da cultura e do lazer”, a Coca-Cola acredita que o sector desempenha “um papel fundamental em prol do cumprimento das metas de redução de emissões de CO2 estabelecidas pelo Acordo de Paris”.
Neste sentido, para Márcio Cruz, “faz todo o sentido estabelecer sinergias e desenvolver um projeto climático como a Pegada Horeca com a DIG-IN, um parceiro de excelência para ajudar o canal Horeca na sua transição verde e digital”.
“Acreditamos estar a dar um importante contributo para a adoção de práticas sustentáveis dentro da indústria hoteleira,” salientou Marta Carvalho, responsável pelo desenvolvimento de negócio na Porto Verde Serviços.
“Sendo um tema essencial, é também nossa a missão de sensibilizar os responsáveis dos estabelecimentos para a importância de terem negócios mais verdes, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e económica dos seus espaços”, referiu Nuno Fernandes, CEO da Dig-In.