A sustentabilidade continua a ser um tema muito importante para os consumidores, revelou um relatório divulgado pela Nielsen IQ no final de novembro.
Num conjunto alargado de questões, o estudo em causa descobriu que 77% dos respondentes ao inquérito apresentado é bastante cauteloso relativamente aos ‘claims’ de sustentabilidade, com 77% a dizer que deixaria de comprar uma marca que fosse acusada de greenwashing.
Porém, há outros dados importantes. Com o foco da sustentabilidade muitas vezes a passar para o consumidor, quando questionados sobre o tema, os cidadãos dizem que as marcas são as principais responsáveis por ser sustentáveis (46%), sendo que a responsabilidade de ação seguinte, neste particular, pertence aos governos (40%), dado que contrasta com os 37% de inquiridos que dizem que a responsabilidade é do consumidor.
Mas neste particular da responsabilidade ‘individual’, apenas um em 20 consumidores alega não estar a tomar medidas para se tornar mais sustentável, sendo que 49% diz já usar sacos reutilizáveis quando vai às compras, com 47% a dizerem que só compram o estritamente necessário, para evitar desperdício.
Em casa, 45% dos consumidores, para convergir na ‘poupança do ambiente’, diz ter em conta o seu consumo de eletricidade, sendo que os mesmos 45% dizem ter de forma permanente ações de separação de lixo doméstico.
Por fim, relativamente às opções ‘económicas’ que têm de fazer diariamente, 41% diz que as opções mais sustentáveis ainda são caras, com 35% a considerar que há uma oferta limitada nas lojas relativamente a produtos sustentáveis.