Cada vez mais somos consistentes que existem vários fatores que influenciam a vida humana na Terra, o consumo excessivo de recursos naturais, o aquecimento global, a desflorestação, entre outros. Felizmente nos dias de hoje existe uma preocupação maior em conseguir diminuir estes problemas climáticos por parte dos consumidores. Após vários anos de conscientização, já existem muitas pessoas que praticam no seu dia-a-dia importantes ações para estas mudanças, entre elas, novos hábitos de consumo e comportamentos mais ecológicos.
Graças à constante inovação que temos ao nosso redor, o mundo empresarial não fica de fora no que diz respeito a esta preocupação climática e já existem muitas empresas que querem tornar a sua pegada no planeta mais sustentável. Aliado a isto os consumidores começaram também a prestar mais atenção a estas marcas e aos seus produtos que ambientalmente são mais conscientes com o planeta.
No entanto não é relevante modificar apenas os métodos de trabalho internos, levando a empresa a adquirir processos mais sustentáveis, é também, muito importante comunicar estas alterações, reforçar a identidade da marca e a responsabilidade corporativa, transmitindo assim uma mensagem e uma filosofia mais ecológica ao público-alvo e é por isso que o Green Marketing conseguiu ganhar tanta importância nos últimos anos.
O que é o Green Marketing
O Green Marketing, também conhecido como Marketing Ambiental ou Ecomarketing, consiste na adoção de práticas mais sustentáveis nas empresas, assim como na produção e distribuição de produtos que servem para minimizar o impacto negativo no meio ambiente. Da mesma forma, não se trata apenas de um procedimento interno, mas também de comunicar ou transmitir que a empresa realiza esta implementação e que está totalmente comprometida com esta causa, passando assim a integrar valores ecológicos e mais verdes na sua identidade corporativa.
Tendo em conta que o Green Marketing pretende transmitir aos clientes uma consciência ambientalmente ecológica da empresa, as suas estratégias focam-se acima de tudo no produto final. Este é um recurso de marketing que se associa a ações que visam beneficiar o meio ambiente. O êxito passa por realçar os benefícios que este produto tem para com o meio ambiente, os processos da sua produção e os seus materiais. Desta forma a empresa ao demonstrar que está comprometida com um caminho mais verde, garante um engagement seguro com o consumidor que é partidário deste estilo de vida.
Quais as vantagens do Green Marketing para as empresas
- Ser participe de reduzir o impacto das mudanças climáticas
- Melhorar a imagem da marca e dar-lhe mais valor
- Atrair um público-alvo que se preocupa com os valores da sustentabilidade
- Ganhar mais visibilidade no mercado junto à concorrência
- Obter mais credibilidade, demostrando a preocupação com o meio ambiente
- A médio e longo prazo, trará lucro para o negócio.
- Seguir os 3Rs- Reduzir, Reutilizar, Reciclar
Como aplicar o Green Marketing na sua empresa
Um dos primeiros passos a implementar na estratégia da sua empresa é tornar o seu negócio e a sua marca sustentável, eliminando ou reduzindo os impactos ambientais negativos e preservar o meio ambiente.
Apostar em uma fabricação de produtos através do uso de materiais reciclados ou biodegradáveis, ou adotando métodos mais ecológicos. Por outro lado, também é recomendável proceder a uma transformação interna na cadeia de produção, para garantir que os processos produtivos deixem a menor pegada ecológica possível, seja no que diz respeito à emissão de componentes, seja pela geração e tratamento dos resíduos. Utilizar packaging mais sustentável, neste processo é necessário ir mais além do próprio produto. Se a embalagem não for reciclável ou for feita com materiais que são prejudiciais para o meio ambiente, estará a entrar em contradição. Colaborar com organizações, não se limite às boas práticas internas. Colabore, sempre que possível, com outras entidades comprometidas com esta causa. Estas parcerias podem materializar-se num evento conjunto, por exemplo, numa doação ou mesmo em atividades de voluntariado por parte dos seus colaboradores, que ajudem essas organizações a manter a sua atividade. E, claro, divulgue estas iniciativas nas redes sociais e através dos seus comunicados de imprensa, para conscientizar a comunidade. Aplicar o Greenwashing, as empresas devem ser transparentes no que diz respeito às suas práticas. É de pouca utilidade projetar uma determinada imagem para o exterior se não se dá o exemplo. Portanto, a identidade corporativa e o posicionamento da marca como ecológica na mente do consumidor devem ser naturais e não forçados.
Green Marketing e Brindes Promocionais
Ao mesmo tempo que aposta no Green Marketing para a sua empresa é também muito importante que o mesmo esteja presente na filosofia interna da mesma. Ou seja, evitar o uso de produtos que têm um impacto negativo no ambiente, tanto em brindes para os trabalhadores como para os clientes. Como são o exemplo dos plásticos descartáveis, que devem ser evitados, entregando aos trabalhadores e clientes brindes ecológicos, como as garrafas reutilizáveis, materiais de escritório ecológicos, cadernos e canetas recicladas, sacos de algodão, entre outros e sempre reciclando adequadamente os resíduos gerados, entre outras práticas que podem ser aplicadas.
E desta maneira os próprios trabalhadores e clientes começam também a ser parte ativa na implementação de uma estratégia de Green Marketing. O mais importante é sermos conscientes que devemos mudar e fazer sempre melhor, pois todos os pequenos detalhes contam para a proteção do planeta.