Segundo um relatório da Agência Europeia do Ambiente (AEA), Faro é a terceira cidade da Europa que regista o ar mais limpo, situando-se depois de Uppsala e Umea, ambas na Suécia. O Funchal, na região autónoma da Madeira, ocupa o oitavo lugar.
Os resultados são fruto de uma análise dos níveis médios de partículas finas em mais de 350 cidades, durante 2023 e 2022. Numa escala das cidades com ar mais limpo às mais poluídas, apenas 13 metrópoles registaram níveis médios de partículas finas abaixo do recomendado e estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Faro registou 3,6 microgramas de partículas finas por metro cúbico, o mesmo valor que Umea, no entanto, a cidade sueca tem cerca do dobro da população.
Ainda na Suécia, Uppsala, a primeira cidade europeia do ranking com o ar mais limpo, registou 3,5 microgramas de partículas finas por metro cúbico.
Já o Funchal, situa-se no oitavo lugar, com 4,4 microgramas de partículas finas por metro cúbico. Lisboa aparece no 38.º lugar, com 7,0 microgramas.
A cidade com o ar mais poluído é Slavonski Brod, na Croácia, com 26,5 microgramas de partículas finas por metro cúbico.
De acordo com a AEA, “as políticas para reduzir a poluição do ar levaram à melhoria da qualidade do ar na Europa nas últimas três décadas. No entanto, em algumas cidades europeias a poluição do ar ainda representa riscos à saúde”.
Em 2021, a OMS atualizou as diretrizes relativamente à qualidade do ar, tendo recomendado um nível máximo de 5 microgramas de partículas finas por metro cúbico para exposições de longa duração.
Conheça as 13 cidades com o ar mais limpo da Europa:
- Uppsala, na Suécia
- Umeå, na Suécia
- Faro, em Portugal
- Reiquiavique, na Islândia
- Oulu, na Finlândia
- Tampere, na Finlândia
- Norrköping, na Suécia
- Funchal, em Portugal
- Talin, na Estónia
- Narva, na Estónia,
- Escotolmo, na Suécia
- Helsínquia, na Finlândia
- Bergen, na Noruega