Consumo ético

L’Oréal Divisão de Produtos Profissionais poupou 25 milhões de litros de água

L’Oréal Divisão de Produtos Profissionais poupou 25 milhões de litros de água Direitos Reservados

Em Portugal, entre janeiro de 2023 e novembro de 2024, através da tecnologia L’Oréal Water Saver, a L’Oréal Divisão de Produtos Profissionais registou uma poupança de 25 milhões de litros de água nos salões de cabeleireiro, o que equivale a nove piscinas olímpicas e a 500 mil duches.

Segundo o comunicado de imprensa, a tecnologia L’Oréal Water Saver permitiu uma redução do fluxo de água, com este chuveiro profissional a registar poupanças até 69% de água comparativamente a um normal chuveiro de salão.

Os resultados são provenientes do programa de sustentabilidade ‘Hairstylists for the Future’, bem como de soluções de beauty tech e de cuidado de cabelo das marcas Kérastase, L’Oréal Professionnel, Redken e shu uemura.

No que toca à reciclagem de resíduos, e no âmbito da parceria que L’Oréal Divisão de Produtos Profissionais tem com a start-up Clic Recycle e com os salões aderentes, 150 kg do cabelo cortado dos consumidores portugueses ganharam uma nova vida ao terem sido utilizados para agricultura regenerativa e em redes capilares biodegradáveis para a limpeza de óleos, hidrocarbonetos e metais pesados em portos, rios e mares.

Entre Portugal e o país vizinho, o Grupo sublinhou ter evitado a emissão de 5.625 kg de CO2 pela não incineração de 1.250 kg de cabelo recolhidos e processados entre janeiro e novembro deste ano.

De acordo com o comunicado de imprensa, em 2023, a iniciativa, que se baseia em três pilares – redução do consumo de água, reciclagem de resíduos e alternativas limpas no consumo de energia, – abrangia 12.000 salões de cabeleireiro em 31 países. O objetivo do projeto é chegar aos 30.000 até ao final de 2025. A nível nacional, está presente em mais de 300 espaços parceiros.

“Acreditamos que o futuro da profissão cabeleireiro está profundamente ligado à digitalização, inovação tecnológica e sustentabilidade. É por isso que, como líderes de mercado, temos a responsabilidade de capacitar os nossos parceiros a tornarem-se agentes de mudança em prol do meio ambiente”, referiu Gonçalo Nascimento, General Manager da Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal.

E continua: “com o programa ‘Hairstylists for the Future’, oferecemos ferramentas concretas que ajudam a transformar os salões em verdadeiros exemplos de desenvolvimento sustentável”.

A comunicação realça também que, tanto a marca L’Oréal Professionnel como a Kérastase, apostam nos formatos refill das suas embalagens, formato recarregável que permite reduzir a utilização de plástico e promover hábitos de consumo mais sustentáveis.

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