Em Portugal, entre janeiro de 2023 e novembro de 2024, através da tecnologia L’Oréal Water Saver, a L’Oréal Divisão de Produtos Profissionais registou uma poupança de 25 milhões de litros de água nos salões de cabeleireiro, o que equivale a nove piscinas olímpicas e a 500 mil duches.
Segundo o comunicado de imprensa, a tecnologia L’Oréal Water Saver permitiu uma redução do fluxo de água, com este chuveiro profissional a registar poupanças até 69% de água comparativamente a um normal chuveiro de salão.
Os resultados são provenientes do programa de sustentabilidade ‘Hairstylists for the Future’, bem como de soluções de beauty tech e de cuidado de cabelo das marcas Kérastase, L’Oréal Professionnel, Redken e shu uemura.
No que toca à reciclagem de resíduos, e no âmbito da parceria que L’Oréal Divisão de Produtos Profissionais tem com a start-up Clic Recycle e com os salões aderentes, 150 kg do cabelo cortado dos consumidores portugueses ganharam uma nova vida ao terem sido utilizados para agricultura regenerativa e em redes capilares biodegradáveis para a limpeza de óleos, hidrocarbonetos e metais pesados em portos, rios e mares.
Entre Portugal e o país vizinho, o Grupo sublinhou ter evitado a emissão de 5.625 kg de CO2 pela não incineração de 1.250 kg de cabelo recolhidos e processados entre janeiro e novembro deste ano.
De acordo com o comunicado de imprensa, em 2023, a iniciativa, que se baseia em três pilares – redução do consumo de água, reciclagem de resíduos e alternativas limpas no consumo de energia, – abrangia 12.000 salões de cabeleireiro em 31 países. O objetivo do projeto é chegar aos 30.000 até ao final de 2025. A nível nacional, está presente em mais de 300 espaços parceiros.
“Acreditamos que o futuro da profissão cabeleireiro está profundamente ligado à digitalização, inovação tecnológica e sustentabilidade. É por isso que, como líderes de mercado, temos a responsabilidade de capacitar os nossos parceiros a tornarem-se agentes de mudança em prol do meio ambiente”, referiu Gonçalo Nascimento, General Manager da Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal.
E continua: “com o programa ‘Hairstylists for the Future’, oferecemos ferramentas concretas que ajudam a transformar os salões em verdadeiros exemplos de desenvolvimento sustentável”.
A comunicação realça também que, tanto a marca L’Oréal Professionnel como a Kérastase, apostam nos formatos refill das suas embalagens, formato recarregável que permite reduzir a utilização de plástico e promover hábitos de consumo mais sustentáveis.