A partir do início de 2022, o Porto de Setúbal vai aplicar incentivos no tarifário de tratamento e valorização dos resíduos de forma a contribuir para oceanos mais limpos, evitando a eventual descarga indevida de resíduos no mar pelos navios.
Em comunicado, a administração do Porto de Setúbal revela que os incentivos vão ser realizados através de taxas fixas para o tratamento e valorização integral de todos os tipos de resíduos gerados pelos navios durante as suas jornadas no mar.
Recorde-se que o Porto de Setúbal já está integrado no Projeto Green Award, desde 2005, privilegiando navios com elevados padrões de segurança e eficiência ambiental.
Os Portos de Setúbal e Sesimbra inserem-se em áreas de elevada sensibilidade ecológica. Uma percentagem significativa da área sob jurisdição portuária é constituída por sapais e outras zonas de grande valor ambiental e de biodiversidade.
A manutenção do valor ecológico destas áreas contribui não apenas para a manutenção do elevado valor paisagístico da zona, mas também para a reposição dos stocks de espécies de interesse comercial e para a manutenção da biodiversidade.