Reciclagem

TES e Galp aliam-se para reciclar baterias de lítio na Península Ibérica

TES e Galp aliam-se para reciclar baterias de lítio na Península Ibérica

A TES, multinacional com sede em Singapura especializada na reciclagem de baterias, e a Galp, empresa integrada de energia, vão avaliar em conjunto o desenvolvimento de um negócio sustentável de reciclagem de baterias na Península Ibérica.

Segundo explicado em comunicado, as duas empresas vão sondar e envolver neste projeto os produtores de baterias, fabricantes de automóveis, proprietários de frotas de veículos elétricos e outras atividades que possam ser fonte de abastecimento de matéria-prima ou de baterias em fim de vida.

No âmbito do memorando assinado, vão ser realizados estudos de engenharia com o objetivo de conceber um processo de conversão da matéria-prima em produto reciclado que seja competitivo e sustentável, e que cumpra os requisitos dos clientes.

“As baterias de iões de lítio são vitais para a eletrificação da mobilidade, para a penetração das energias renováveis nos sistemas elétricos e para uma vasta gama de aplicações. Temos de garantir a disponibilidade a longo prazo dos principais materiais das baterias e, para isso, a circularidade é essencial”, afirma o vice-presidente executivo de Renováveis e Novos Negócios da Galp, Georgios Papadimitriou.

“A reciclagem desempenhará um papel fundamental na sustentabilidade da cadeia de valor das baterias no futuro e isso só acontecerá se colocarmos as competências e conhecimentos necessários a funcionar no presente. É isso que a Galp e a TES estão a fazer”, acrescentou.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever

Download SU

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever