energia

Barragem do Cabril vai ganhar projeto de energia solar flutuante da Voltalia

Barragem do Cabril vai ganhar projeto de energia solar flutuante da Voltalia

A Voltalia, player internacional de energias renováveis, ganhou o primeiro projeto de energia solar flutuante em Portugal para uma capacidade total de 33 megawatts, que se traduz num contrato de venda de energia de 15 anos.

Esta nova central de energia solar flutuante vai ser instalada perto da Barragem do Cabril, na Sertã e vai fornecer energia verde para um volume equivalente ao consumo de 70 300 habitantes.

A Voltalia garantirá o desenvolvimento, construção e operação da Central. A expectativa é de que o projeto seja comissionado até 2026. As receitas serão suportadas por um contrato de 15 anos atribuído pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, prevendo um preço de 41.025€ por megawatt-hora.

“Estamos muito orgulhosos por aumentar o nosso próprio portfólio em Portugal e o nosso negócio de clientes terceirizados. Estamos ansiosos para construir nossa primeira central solar flutuante, que criará novas oportunidades nesta área e noutros países onde a Voltalia está ativa” afirma o CEO da Voltalia, Sébastien Clerc.

Já o Country Manager da Voltalia em Portugal, João Amaral, explica que “ao beneficiar de níveis excecionais de sol e água refrigerando os painéis e evitando o superaquecimento, o projeto será altamente eficiente e garantirá um alto retorno”.

A Voltalia estabeleceu o seu Solar Hub no Porto, um centro operacional para monitorizar as suas várias centrais solares localizadas na Europa, África e América Latina.