Alterações climáticas

76% dos portugueses preocupados com ambiente e alterações climáticas

76% dos portugueses preocupados com ambiente e alterações climáticas

Mais de três quartos dos portugueses (76%) estão preocupados com o ambiente e com as alterações climáticas, revela um estudo do Observador Cetelem, no âmbito do Dia Mundial do Ambiente, celebrado hoje (5 de junho).

Criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, a efeméride pretende assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de preservar o meio ambiente.

Apesar do contexto de saúde pública e económico, os portugueses continuam preocupados com o tema, uma preocupação transversal a todas as idades e regiões do país.

Face à crise sanitária e a uma provável crise económica, 74% dos inquiridos consideram que a preocupação da sociedade com as alterações climáticas se irá manter, enquanto 23% assume que pode mesmo aumentar.

Resultados semelhantes são os das preocupações individuais: 78%continuam preocupados com estes temas e 20% dizem estar mais apreensivos do que no passado.

Para a maioria dos inquiridos, esta preocupação traduz se principalmente pelo impacto que os problemas ambientais terão nas próximas gerações (50%) ainda que 27% estejam preocupados de igual forma com o impacto no presente e no futuro. 20% estão mais preocupados com o presente e o impacto a curto prazo na sua vida.