A ANA-VINCI Airports, a Galp, a CaetanoBus e a Mitsui vão analisar o potencial de redução das emissões de CO2 aeroportuárias, com a substituição dos autocarros e veículos de operação com motores de combustão por uma frota de hidrogénio verde, alimentada por células de combustível elétricas.
O estudo inicial vai avaliar se a localização é apropriada e diferentes aspetos da produção aeroportuária tais como o tipo e número de veículos a considerar, a estratégia de produção e distribuição de hidrogénio, os fornecedores de equipamentos, a velocidade de substituição da frota, os requisitos de regulamentação e o modelo de negócio mais viável.
Cada um dos parceiros, segundo comunicado” (…) será complementarmente responsável pelo estudo e avaliação dos eixos do projeto que melhor se adequam às suas áreas de negócio e estratégias de descarbonização”.
As quatro empresas vão analisar os resultados da avaliação e a decisão, sobre se pretendem ou não prosseguir com o projeto, será tomada antes do final do ano.
A decisão da ANA-VINCI Airports, da Galp, da Caetano e da Mitsui, de acordo com o comunicado” (…) de explorar conjuntamente o hidrogénio verde como uma possível solução para descarbonizar as operações aeroportuárias resulta dos seus compromissos individuais de desenvolver soluções que possam acelerar a transição para um sistema energético sustentável”.