Armazém Inteligente em destaque no Logitrans

Nos próximos dias 7 e 8 de Abril, os profissionais que se deslocarem ao Centro de Congressos do Estoril terão oportunidade de contactar com empresas da área da logística e transportes, assim como todo o tipo de equipamentos e soluções para a gestão de armazéns. Nesta edição, uma das novidades a destacar é o Armazém Inteligente. A Logística & Transportes Hoje foi falar com Susana Ratinho, consultora logística da Logistema, sobre o que os profissionais poderão encontrar neste espaço.

Nos próximos dias 7 e 8 de Abril, os profissionais que se deslocarem ao Centro de Congressos do Estoril terão oportunidade de contactar com empresas da área da logística e transportes, assim como todo o tipo de equipamentos e soluções para a gestão de armazéns. Nesta edição, uma das novidades a destacar é o Armazém Inteligente. A Logística & Transportes Hoje foi falar com Susana Ratinho, consultora logística da Logistema, sobre o que os profissionais poderão encontrar neste espaço.

– Como é um armazém inteligente?
Um armazém inteligente é aquele em que todos os processos são geridos informaticamente, ou seja, que possuam um sistema que controlo todas as suas actividades. Este tipo de armazém permite atingir melhores níveis de produtividade pois os operadores são integralmente guiados pela ferramenta de suporte. A aplicação apoia os operadores na execução de todas as tarefas e permite reportar aos seus gestores os índices de produtividade, as quantidades manuseadas (entradas / pickings / saídas), e um maior controlo do inventário de uma forma bastante flexível. O sistema de gestão de armazenagem está ligado a todos os tipos de periféricos utilizados no armazém, quer sejam, computadores fixos, terminais de leitura óptica. Estes softwares permitem trabalhar em cenários de Rádio-Frequência ou RFID, possibilitando um acompanhamento online das actividades do armazém.

– O que é que os profissionais vão poder encontrar?
Os profissionais podem ter acesso a toda a tecnologia necessária a um armazém inteligente. Esta ideia passa por simular um armazém gerido por um sistema de gestão de armazenagem que interliga com todo o tipo de equipamentos necessários à operação logística. Para além de assistirem às demonstrações (duas por cada dia do evento) poderão visitar as empresas, nos seus stands, e procurar saber mais sobre cada equipamento apresentado. A Logistema estará presente como expositor, onde os profissionais de logística poderão solicitar demonstrações do WarePack e testar esta ferramenta.

– Na vossa óptica, o que é mais importante para os profissionais de armazém?
Se nos colocarmos na posição dos responsáveis das operações logísticas, estes estão mais dedicados às actividades de planeamento e, não podem, despender o seu tempo na resolução de problemas pontuais no interior do armazém. O armazém inteligente permite que todas as actividades ocorram de forma eficiente e sem erros, andando por si só. Se, por outro lado, nos colocarmos na posição do operador do armazém a “condução” do seu trabalho (efectuada pelo WMS – Warehouse Management System) permite uma maior produtividade, minimiza os potenciais erros e apoia o operador em todas as suas tarefas.

– Quais as grandes funcionalidades do WarePack?
É um software de gestão de armazéns. O WarePack foi desenvolvido técnica e funcionalmente pela Logistema e está implementado em mais de uma dezena e meia de clientes, dos mais variados sectores de actividade (industrial, retalho e distribuição, operadores logísticos, entre outros). Trata-se de um sistema informático de gestão, especialmente desenvolvido para apoiar as tarefas de gestão de entrepostos logísticos e armazéns. O sistema é multi-utilizador e desenvolvido segundo uma arquitectura cliente-servidor para funcionar em rede local.

– Auscultaram profissionais da área durante o desenvolvimento deste software?
Sim, a Logistema “ouviu”, ou melhor, “sentiu” as necessidades do cliente durante o desenvolvimento da aplicação. No entanto, sabemos que tudo é dinâmico e o WarePack está desenvolvido sob uma plataforma robusta e fácil de se adaptar a novos desafios das operações do cliente. Uma das mais-valias do WarePack, e o motivo pelo qual tem tanto sucesso, foi ter sido desenvolvido por consultores funcionais e técnicos da Logistema. Os consultores funcionais, com base na experiência que detêm de projectos de concepção e implementação de sistemas logísticos de execução, interagiram da melhor forma com a equipa técnica e especificaram todos os requisitos necessários às operações logísticas do cliente.

– Quais as novas apostas/novidades da Logistema enquanto marca?
No que respeita a novidades e apostas futuras, a Logistema continuará a assumir o seu compromisso com o “bem fazer logística”, dando continuidade aos serviços que já prestamos aos clientes e, com a certeza, de responder cada vez melhor às suas necessidades. Neste momento, já oferece uma solução end-to-end e vai continuar a apostar em actividades de investigação e desenvolvimento para melhor servir o cliente. Nos últimos dois anos, a Logistema tem vindo a desenvolver projectos fora do território nacional, em Espanha e, mais recentemente, em Angola, onde tem a oportunidade de acompanhar os projectos de expansão dos seus clientes noutros mercados.

– Quais as vossas expectativas quanto à participação no Logitrans?
Este formato [Logitrans] permite que os profissionais de logística encontrem a melhor solução para os seus projectos, tendo ao seu dispor conferências com os mais variados temas logísticos da actualidade, onde os oradores podem focar quais são as grandes novidades e tendências do último ano. Por outro lado, permite interagir com as empresas expositoras que oferecem serviços e produtos necessários aos sistemas logísticos e respectivas cadeias de abastecimento. A Logistema enquanto empresa que oferece soluções logísticas end-to-end, com profissionais especializados em todas as áreas da logística, não pode ficar distante de eventos desta natureza.

 

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