O Grupo GEFCO manteve o nível de rentabilidade ao conseguir um lucro operacional de 102 milhões de euros, 3,5% do volume de negócios em 2009 em comparação com os 3,6% no período homólogo.
Este resultado deveu-se a várias acções integradas, nomeadamente, a gestão rigorosa de compras e de custos operacionais, bem como um esforço sustentado das forças de vendas em mercados prioritários.
O volume de negócios em 2009 alcançou os 2.888 mil milhões de euros, menos 18,3% que em 2008, sobretudo devido ao impacto do abrandamento da produção automóvel global no primeiro semestre e ao contexto industrial desfavorável.
As regiões da América do Sul, Europa Ocidental e de Leste foram bastante atingidas pela crise. Na Europa Ocidental e de Leste o volume chegou aos 278 milhões de euros (-19%) e 149 milhões de euros na América do Sul (-16%).
«A GEFCO teve um excelente desempenho no resto do mundo, particularmente nos países do Magreb e da China, aumentando o volume de negócios em 50% comparativamente em 2008 – 15 milhões de euros contra os 10 milhões de 2008)», refere o grupo.
Em 2011, a aposta da GEFCO passa por continuar a desenvolver negócios em zonas estratégicas, nomeadamente no Cazaquistão e na Bulgária.