A empresa automóvel chinesa BYD Auto, recém-chegada ao mercado português, já é a líder na produção de veículos elétricos, destronando a americana Tesla. Para tal, contribuiu o crescimento na produção no valor dos 211% em 2022 e poderá ser a primeira marca a ultrapassar os dois milhões de unidades elétricas vendidas este ano.
Segundo explica a StockApps.com, a presença da BYD ainda está muito restrita à China, mas a empresa está a explorar a construção de fábricas na Europa e na Tailândia para evitar as tarifas europeias na importação de carros chineses. Aliado a isso, está em curso uma expansão para outros mercados, como o português, onde chegou na semana passada.
“O sucesso da BYD é atribuído a vários fatores, incluindo o foco crescente da China em veículos elétricos, a cadeia de abastecimento fortemente integrada da empresa para componentes importantes e uma crescente preferência do consumidor por carros acessíveis, mas de alta qualidade, especialmente à luz de uma recessão económica iminente”, explica a analista financeira Edith Reads.