Em 2023, a quota de mercado dos automóveis de passageiros elétricos exclusivamente a bateria registou uma subida de 14,6% no que toca a novos registos na União Europeia (UE), de acordo com dados divulgados pelo Eurostat.
No ano passado, foram registados 1,5 milhões de novos automóveis de passageiros elétricos exclusivamente a bateria, elevando o número para um total de 4,5 milhões.
Segundo o serviço europeu de estatísticas, isto representa um aumento de 48,5% em comparação a 2022, quando o número total foi de 3 milhões.
A quota de novos automóveis elétricos na UE, depois de se ter mantido abaixo de 1% até 2018, subiu “marcadamente” nos últimos quatro anos, aumentando para 5,3% em 2020, 9,0% em 2021, 12,1% em 2022 e 14,6% no ano passado, avança o Eurostat.
A 31 de dezembro de 2023, explica a entidade europeia, os automóveis de passageiros exclusivamente elétricos a bateria, representavam 1,7% de todos os veículos na EU, com variações significativas entre os países europeus.
Na Dinamarca, os automóveis exclusivamente elétricos a bateria, representavam 7,1% de todos os automóveis de passageiros, com a Suécia (5,9%), o Luxemburgo (5,1%) e os Países Baixos (5%) a apresentarem também as taxas mais altas.
Por outro lado, 14 países europeus registaram quotas inferiores a 1%, sendo as mais baixas observadas no Chipre, na Grécia e na Polónia, cada uma com 0,2%.
Em Portugal, a quota de automóveis exclusivamente elétricos a bateria subiu de 1,1% em 2022, para 1,8% em 2023, o que coloca o país no 11.º lugar entre os Estados-membros, fixando-se ligeiramente acima da média dos países europeus (1,7%).