Mobilidade

Estudo indica que portugueses estão preocupados com mobilidade nas cidades

Estudo indica que portugueses estão preocupados com a mobilidade nas cidades iStock

O mais recente estudo da EasyPark para o mercado português concluiu que 76,8% dos portugueses está preocupado com a sustentabilidade das suas cidades, associando esta preocupação à mobilidade.

De entre os entrevistados, 66,4% afirmou que optaria por um meio de transporte alternativo, se isso significasse melhorar a sustentabilidade de forma significativa nas cidades.

Já 42% afirmaram que considera existirem poucos transportes públicos como alternativa, e 33,6% a dizer que não pondera mudar para os veículos elétricos, “o que pode acarretar problemas contínuos não só à mobilidade, mas também à sustentabilidade das cidades”, explica a análise.

“Com a chegada do verão, a pressão da mobilidade nas cidades muda, e isso implica que nalguns pontos do país, sobretudo os mais turísticos, o impacto do trânsito seja maior, assim como a emissão de CO2 e a sustentabilidade local”, lê-se no comunicado de imprensa.

Para Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group “do ponto de vista ambiental, a nossa preocupação está na linha da frente de tudo o que fazemos, todos os dias, seja em trabalho ou lazer. Quando olhamos para a diversidade de visitantes que se deslocam a Portugal, com 78 nacionalidades diferentes já registadas, não podemos deixar de pensar no impacto ambiental que as suas visitas têm. Assim, queremos promover junto dos nossos utilizadores hábitos mais sustentáveis para a mobilidade do seu quotidiano e do seu descanso”.

Para a EasyPark, existem algumas alterações de hábitos que podem contribuir para melhorar a sustentabilidade das cidades, nomeadamente, optar por um meio de transporte alternativo à viatura própria, escolher um destino que seja o mais sustentável possível e ter em atenção ao tempo de estadia, pois fazer longas distâncias para curtas estadias “acarreta um impacto ambiental muito maior”.

Além disso, o estudo aconselha ainda a optar por reduzir resíduos no destino, consumir produtos locais e envolver-se em atividades mais sustentáveis.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever