A China ultrapassou os Estados Unidos da América (EUA) e a Europa em vendas de veículos elétricos em 2023, vendendo 6,2 milhões de unidades (67%) contra as 1,8 milhões pela Europa (19%) e as 1,3 milhões pelos EUA (14%).
Segundo o Snap Chart da Bain & Company, intitulado “China Is Now Driving the Global Electric Vehicle Transition”, enquanto a procura dos consumidores por veículos elétricos diminuiu nos EUA e na Europa, a China estabeleceu-se como líder de mercado no que toca a veículos elétricos a bateria.
De acordo com o relatório, “a sua vantagem de escala tem o potencial de abalar a dinâmica competitiva e reescrever o futuro dos fabricantes globais de equipamentos originais (OEMs)”.
A análise avança que para manter o ritmo e aumentar as vendas, os OEMs nos EUA e na Europa devem focar-se nos segmentos de mass market, salientando que “o desafio é fazê-lo de forma lucrativa”.
De acordo com o estudo, a China a superou este obstáculo ao alcançar uma paridade de preço entre ambos os segmentos. Desta forma, atingir a igualdade de preço entre veículos com motor de combustão e veículos elétricos permitiu uma maior penetração dos elétricos na China.
O relatório frisa ainda que os fabricantes chineses de veículos elétricos estão agora a investigar novos mercados, incluindo a Europa e o México, pressionando assim o mercado europeu e o dos EUA num momento em que os consumidores têm cada vez maiores expectativas quanto ao setor e a indústria atravessa um momento amplo de transição.