A Cepsa e a Endesa confirmaram esta terça-feira, 21 de dezembro, ter assinado uma aliança para acelerar a mobilidade elétrica em Portugal e Espanha.
Segundo o explicado, a ideia das duas empresas é de acelerar a descarbonização dos dois países, sendo que o acordo agora assinado será válido a partir do próximo dia 1 de janeiro.
“A Cepsa, em conjunto com a Endesa X (linha de negócios de mobilidade elétrica da Endesa), prepara-se assim para oferecer uma proposta diferenciada no mercado ibérico de mobilidade elétrica, graças à sua vasta capilaridade. Ambas as empresas vão trabalhar em conjunto, com o objetivo de desenvolver aquela que será a maior rede de carregamento ultra-rápido de Portugal e Espanha na estrada (on the go)”, explica-se em comunicado.
“A nova infraestrutura que a Cepsa vai construir de base (pontos de recarga de 150 kW, localizados nos principais corredores e vias de comunicação), vai juntar-se aos planos para o desenvolvimento da atual infraestrutura de carregamento da Endesa X, que chegam atualmente aos 75 pontos de recarga ultrarrápida, em 25 locais em toda a Espanha. Estes equipamentos permitirão que os clientes carreguem 80% da bateria de seus veículos elétricos, em cerca de 10 minutos”, acrescenta-se ainda.
Durante a cerimônia de assinatura do acordo, Philippe Boisseau, CEO da Cepsa, destacou que “esta aliança é um passo relevante, não só para ambas as empresas, mas é também para o processo de transição energética em Espanha e Portugal. Pela primeira vez, unem-se forças de forma decisiva e transversal, para viabilizar a descarbonização do transporte, em consonância com o consagrado na Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É uma honra poder fazê-lo, em parceria com uma empresa como a Endesa.”
Por sua vez, José Bogas, CEO da Endesa, destacou que “este tipo de colaborações entre empresas é essencial para acelerar projetos, e criar valor para a sociedade. Essa é a essência do acordo que acabamos de concluir com a Cepsa, um projeto conjunto que está na vanguarda das soluções de mobilidade elétrica e que vai ajudar a conter os efeitos das mudanças climáticas. A Endesa tem um caminho bem definido para a neutralidade climática, e ficamos felizes com o fato da Cepsa nos ter escolhido como companheiros de viagem neste projeto.”