O estabelecimento deste protocolo tem como objetivo fortalecer o compromisso e as relações institucionais entre estas entidades, fomentando as condições necessárias para a elaboração da “Conta Satélite do Economia do Mar”, projeto em que o FEEM tem vindo a participar através de alguns dos seus associados.
De acordo com Fernando Ribeiro e Castro, Secretário-Geral do FEEM, “o reconhecimento da importância da Economia do Mar, enquanto base do desenvolvimento económico e social, também se reflete na necessidade de avaliar o seu contributo para a economia do País. Por outro lado, só quantificando-a de forma precisa, se poderá medir o resultado das políticas na sua dinamização.”
A Conta Satélite da Economia do Mar consiste numa ferramenta que permite a medição rigorosa, através da Conta Geral do Estado, da relevância da Economia do Mar no setor económico português e que vai facilitar a tomada de decisões em matéria de coordenação de políticas públicas. Além disso, servirá para monitorizar a concretização da Estratégia Nacional para o Mar.