Em entrevista ao Diário Económico, Francisco Cardoso dos Reis, Presidente do Metro de Lisboa (ML), indicou que a empresa irá dar a máxima prioridade à extensão do Rato até ao Cais do Sodré e que a extensão para Alcântara será a segunda prioridade do novo plano de expansão do Metro.
“Em 2014, provavelmente, estaremos na fase de começar a arrancar com a intervenção de peso que representa o fecho do ‘Anel Verde’. É uma peça que nos parece fundamental para ter uma oferta mais eficiente: é a ligação do Rato ao Cais do Sodré, com duas novas estações, São Bento e Santos, com uma extensão de cerca de três quilómetros”, adianta Cardoso dos Reis.
Segundo o presidente do ML, “ainda não há estimativa de custo credível” sobre o investimento em causa. “O Metro de Lisboa terá um novo plano de expansão e de modernização da rede, numa abordagem sequencial, mas adaptado a uma realidade em que o retorno do investimento teve de ser repensado, e que teve de concentrar-se em Lisboa”, explica o executivo.
No plano de expansão da rede estão atualmente em curso obras de prolongamento da Linha Vermelha que vão ligar a gare do oriente ao aeroporto e que contemplam três novas estações: Moscavide, Encarnação e Aeroporto. A data prevista para abertura é o primeiro semestre de 2012, um atraso relativamente ao anúncio feito em novembro e que apontava a abertura para o último trimestre deste ano.
Estão igualmente a decorrer as obras na Linha Azul para ligar Amadora-Este à Reboleira, que deverão estar prontas no quarto trimestre do próximo ano.
O plano de expansão apresentado em 2009 previa mais de 30 estações até 2020. Ramada, Bons Dias (Odivelas), Amoreiras, Benfica, Alcântara e Aeroporto eram algumas das novas estações apresentadas para integrar a rede, um aumento de 29 quilómetros, a que correspondia a um investimento de cerca de 2,5 mil milhões de euros.