O número de carregamentos, em Portugal, de carros elétricos foi mais de 1,6 milhões até segunda-feira, dia 26 de setembro, na rede pública Mobi.E, comparativamente ao valor registado de cerca de um milhão de carregamentos acumulados no ano passado, em 2021.
Duarte Cordeiro, ministro do ambiente e da ação climática, referiu no Portugal Mobi Summit realizado na semana passada, nos dias 28 e 29 de setembro, na Nova SBE, em Cascais, que os 1,6 milhões de carregamentos acumulados até setembro resultaram num consumo superior a 24 mil megawatts (MW) de eletricidade, valor acima de 13 mil megawatts registado no mesmo período do ano passado.
Para além disso, o valor traduziu-se numa quebra de 7,3 milhões de litros de gasóleo, consumidos pelo setor rodoviário e na redução da pegada ecológica dos transportes terrestres de 19,5 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2), em relação à redução de 9,5 mil toneladas de CO2 registada em 2021.
A prioridade para o Governo passa pelo reforço da rede de carregamentos e na aceleração dos incentivos à aquisição de veículos elétricos, singulares e coletivos.
Subscreva a nossa newsletter e não perca os principais projetos em termos de mobilidade na cadeia de abastecimento.