Car Pooling e Car Sharing – uma alternativa ambiental à gestão de frotas?

Três organizações de grande dimensão foram convidadas a apresentar as suas experiências de aluguer e partilha de viaturas durante o Logitrans, evento organizado pela IFE – International Faculty for Executives, que teve hoje o seu primeiro dia.

A Vodafone, que usa um parque de 650 viaturas, recorre ao sistema de pooling desde 1992, em que pessoas dos diferentes departamentos usam as mesmas viaturas. Como explicou José Correia, responsável de gestão de frotas, a Vodafone tem atualmente 200 viaturas neste sistema. A tendência tem sido o recurso aos veículos eléctricos, e a empresa espera ter todo o seu pool de veículos eléctricos até 2013.

Nos CTT, explicou José Guilherme, director de transportes, o recurso é ao car sharing com o aluguer de viaturas por curtos prazos de tempo, conceito que coexiste com o pool de viaturas, um sistema de rent-a-car interno, em que os colaboradores requisitam as viaturas consoante as suas necessidades. “Numa empresa de grande dimensão, como a nossa, com grande necessidade de deslocações, a disponibilidade de partilha de viaturas é uma boa solução para reduzir custos”, referiu. 

Francisco Teixeira, chefe da divisão municipal de equipamento rolante da Câmara Municipal de Vila franca de Xira, explicou o historial de utilização das frotas públicas, estatal e municipal, que oscilou entre a centralização total do parque e soluções mistas. Na sua autarquia existem 100 veículos com as mais diversas utilizações, das quais cerca de metade são ligeiras e sem condutor afeto. “Representam muito pouco nos custos de aquisição e manutenção, mas são fundamentais para o trabalho dos funcionários”, considerou. A gestão do parque passa cada vez mais pelo alinhamento de um sistema de informação, “onde os colaboradores acentuam a dinâmica da partilha”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever