Destaca a empresa a nível económico, “a melhoria do desempenho financeira, já que a Carris, desde 2009, é a única empresa do setor empresarial do Estado a apresentar um EBITDA positivo”. Em 2010 esta evolução positiva continuou, tendo a empresa alcançado 2,6 milhões de euros.
Porque tem como objetivo a melhoria da qualidade do serviço prestado e o aumento da eficiência dos recursos utilizados, em 2010, a Carris concluiu diversos “ajustamentos na rede de serviço público, com a conclusão da terceira fase da Rede 7”, assim como tem incluído nos seus cadernos de encargos “critérios e considerações ambientais, de acordo com o programa “Buying Green” que tem promovido, junto de fornecedores, a adoção generalizada de práticas sustentáveis nas suas cadeias de produção/fornecimento”.
Acrescente-se ainda que entre 2004 e 2010, a empresa substituiu 540 veículos por autocarros mais modernos e menos poluentes, assim como criou no complexo de Miraflores um Sistema Integrado de Gestão de Consumos de Energia, Água e Gás, com resultados muito positivos.
Ainda ao nível da sensibilização do público em geral, a Carris é responsável pelo lançamento da plataforma “Menos um Carro”, que envolve várias entidades e promove, ativamente, formas mais sustentáveis de mobilidade.
Este é o segundo ano que a Carris vence este galardão.