Descarbonização

Centros comerciais subscrevem Pacto para a Sustentabilidade do setor

Centros comerciais subscrevem Pacto para a Sustentabilidade do setor

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) está a promover o Pacto para a Sustentabilidade do Setor, uma espécie de roteiro para as empresas integrantes deste segmento.

De acordo com o explicado, nesta fase, já subscreveram o documento as seguintes superfícies comerciais: CBRE; Almada Forum (Merlin Properties), Ingka, Klépierre Portugal, LBM, Multi Portugal, Mundicenter, VGM, Nhood Portugal, Sierra Portugal, Via Outlets Portugal, Visabeira (MOVIDA) e  WiderProperty.

Na prática, o acordo agora assinado, incorpora “o compromisso de desenvolver uma influência positiva junto de todos os stakeholders para a integração de práticas sustentáveis em todos os aspetos das suas operações, desde o consumo de energia e água, passando pela gestão de resíduos até à responsabilidade social e viabilidade económica de longo prazo, bem como a gestão e sensibilização de toda a cadeia de valor, permitindo uma aceleração da jornada da sustentabilidade do setor.”

Trabalhando três eixos, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Responsabilidade económica e conduta ética, o Pacto é constituído por 10 compromissos, 21 medidas e 26 metas.

“Os Centros Comerciais, com a sua relação direta com os consumidores e a sua influência social, reconhecida pela generalidade da população portuguesa, têm um papel determinante na transformação que se pretende. Ao promovermos práticas sustentáveis e conscientes, impulsionamos o crescimento económico e a inovação e contribuímos para o bem-estar das pessoas e o equilíbrio ambiental”, afirma Carla Pinto, Diretora Executiva da APCC.

Conheça alguns dos pontos centrais do Pacto:

  • Reduzir em 40% o balanço das emissões de carbono, de âmbito 1 e 2, até 2030;
  • Consumo de energia 100% renovável, assegurando a produção local sempre que as condições construtivas o permitam, até 2030;
  • Taxa de reciclagem e valorização dos resíduos, acima de 80% até 2030;
  • 100% de resíduos alimentares encaminhados para valorização até 2030;
  • Reduzir o consumo de água em 20% até 2030;
  • Implementar programas de bem-estar, saúde e segurança para visitantes e colaboradores;
  • Incluir cláusulas de inclusão nos contratos dos prestadores de serviços;
  • Promover ações para apoiar e desenvolver as comunidades locais;
  • Promover ações de capacitação e consciencialização sobre práticas sustentáveis junto dos visitantes, lojistas e colaboradores.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever