Descarbonização

Europa investiu 67 mil milhões de euros em proteção ambiental em 2023

iStock

Os países da União Europeia (UE) investiram 67 mil milhões de euros em 2023 em ativos dirigidos a serviços de proteção ambiental, de acordo com os dados do Eurostat.

De acordo com o serviço europeu de estatísticas, esses serviços incluíam estações de tratamento de águas residuais, veículos para transporte de resíduos, aquisições de terrenos para criação de reservas naturais ou equipamentos de produção mais sustentáveis.

Cerca de 40 mil milhões de euros, ou seja, 60% do total dos investimentos em proteção ambiental, foram gastos por empresas, tanto por prestadores especializados de serviços de proteção ambiental, tais como empresas de resíduos, como por empresas que pretendem reduzir as pressões ambientais decorrentes do seu processo de produção.

As administrações públicas e o sector sem fins lucrativos foram responsáveis ​​pelos restantes 40% dos investimentos.

O Eurostat também avançou que, em 2023, 1,7% de todo o investimento realizado pelas empresas na Europa foi dirigido à proteção ambiental. Já 4,5% de todo o investimento realizado pelos governos foi dedicado a esta matéria.

No ano passado, os maiores montantes de investimentos foram destinados a serviços de gestão de águas residuais (41,6%) e resíduos (26,6%) e proteção do ar (10,4%).

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever