Empresas

BEL e Global Alliance for a Sustainable Planet assinam memorando de entendimento

Grupo BEL e Global Alliance for a Sustainable Planet assinam memorando de entendimento Direitos Reservados

O Grupo BEL e a Global Alliance for a Sustainable Planet (GASP) assinaram um memorando de entendimento. O documento foi assinado por Marco Galinha, Fundador e CEO do Grupo BEL, e por Satya Tripathi, Secretário-Geral da Global Alliance for a Sustainable Planet (GASP), no decorrer de uma visita do antigo Secretário-Geral Adjunto de António Guterres a Portugal, promovida pelo Grupo BEL e pela Planetiers.

De acordo com o comunicado de imprensa, o memorando de entendimento prevê que as duas entidades colaborem para permitir que “as comunidades melhorem a sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras”, assim como pretende ligar a comunidade científica e de desenvolvimento mundial para partilhar as melhores práticas e lições aprendidas e facilitar o intercâmbio global entre a comunidade científica e os decisores políticos e os decisores políticos sobre práticas de desenvolvimento sustentável e de redução da pobreza, com especial ênfase na colaboração Norte-Sul e Sul-Sul.

Além disso, o documento visa ainda apoiar a investigação científica de elevada qualidade assente em práticas de investigação éticas em diversos domínios, assim como promover a incorporação da consulta e do envolvimento das populações indígenas e as comunidades vulneráveis na investigação pertinente, e integrar os conhecimentos locais relevantes no desenvolvimento de oportunidades de investimento e inovações políticas.

Segundo a comunicação, o memorando tem ainda como objetivo colaborar em oportunidades transformadoras de impacto ambiental e social através do apoio a projetos para comunidades marginalizadas para colmatar o fosso entre o governo, o sector privado e as comunidades, coordenando as funções cruzadas para impacto social em larga escala e mudanças positivas.

Para Satya Tripathi, “parcerias como a que estabelecemos aqui com o Grupo BEL são muito importantes porque precisamos de todos nesta missão. O planeta não pode esperar e precisamos de encontrar soluções, e isso passa por apoiar a investigação científica, colaborar em oportunidades de impacto ambiental e social. Acredito que este memorando será um marco simbólico numa relação que tem tudo para ser longa e frutuosa”.

Já Marco Galinha considera que “a assinatura deste memorando é mais um passo num caminho que o Grupo BEL está a consolidar, de diariamente apostar cada vez mais na Sustentabilidade, focados numa missão de tornar o futuro melhor para as próximas gerações. Temos cada vez mais parceiros nesta caminhada e aliarmo-nos a um parceiro tão representativo como a Global Alliance for a Sustainable Planet é seguramente o rumo certo a seguir”.

A nota de imprensa dá ainda conta que a assinatura do memorando de entendimento foi um dos pontos da agenda da visita do Secretário-Geral da GASP a Portugal.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever