A ONSTRATEGY apresentou os resultados da perceção sobre as práticas de ESG das marcas e indústrias em Portugal. Entre mais de duas mil marcas auditadas, a Delta (85,9 pontos), a Nestlé (83,5 pontos) e a Danone (80,6 pontos) completam o top 3.
Além destas três marcas, apenas mais duas (Água das Pedras – 80,3 pontos; Luso – 80,1 pontos) recolheram uma avaliação de perceção de excelência (mais de 80 pontos).
Numa forma geral, Portugal recolhe uma avaliação moderada na prática de ESG (60 pontos) e nenhum setor de atividade atinge uma avaliação robusta (mais de 70 pontos).
Pela positiva, destacam-se com uma pontuação entre os 65 e os 70 pontos os setores do: retalho alimentar, energia, holdings e retalho de saúde e bem-estar. Os setores com pior pontuação (<55 pontos) são: indústria financeira (banca, seguros, crédito ao consumo) luxo e acessórios de moda, engenharia e construção.
Entre as três dimensões que compõem o índice de ESG, destaca-se a de Governo com a melhor avaliação (69 pontos) e a de Responsabilidade Ambiental com a avaliação mais baixa (46 pontos).
Pedro Tavares, Managing Partner da OnStrategy destaca que “as dimensões Governo e Responsabilidade Social registam avaliações superiores ao indicador consolidado de ESG, o que significa que a avaliação da dimensão de Responsabilidade Ambiental é um claro travão na perceção desta prática”.
“O conceito de ESG ganha cada vez mais notoriedade e relevância, mas só é realmente considerado e fonte de atitudes e comportamentos como a intenção de compra, preferência, recomendação, defesa perante crises e atração como local para trabalhar entre os mais jovens (até 30 anos)”, conclui.
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A avaliação decorreu entre os dias 1 de abril de 2022 e 31 de março de 2023, junto de mais de 50 mil cidadãos que refletem a sociedade portuguesa em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social.