Mobilidade

Amazon anuncia investimento de mais de mil milhões de euros em veículos elétricos na Europa

Amazon investe mais de mil milhões de euros em veículos elétricos na Europa

Mais de mil milhões de euros  vão ser investidos em veículos elétricos para entregas na Europa pela Amazon, ao longo dos próximos cinco anos. A verba vai possibilitar a compra de carrinhas e camiões elétricos e a criação de hubs de baixas emissões de gestão de encomendas que permitam métodos de entrega em bicicleta elétrica ou a pé.

A aposta na transição elétrica pela retalhista faz com que dê um passo em direção ao seu objetivo de ser neutra em carbono até 2040.

A Amazon espera, até 2025, ter 10 mil carrinhas elétricas a operar na Europa e pretende comprar 1500 veículos pesados elétricos, nos próximos anos. A empresa prevê criar mais infraestruturas de carregamento.

A Amazon anunciou que, a partir de 2025, vai passar a utilizar hidrogénio verde e, através de um acordo com a Plug Power, estima-se o fornecimento de 10 mil toneladas de hidrogénio anualmente que será usado em camiões e empilhadoras da retalhista.

A Amazon encomendou veículos sem emissões à Rivian que deverá entregar, até 2025, 100 mil veículos elétricos e, no ano passado, na Europa, três mil carrinhas sem emissões da empresa entregaram mais de 100 mil encomendas.