As emissões de dióxido de carbono da aviação podem ser reduzidas até 68% com a utilização de um combustível de aviação sustentável derivado de um tipo de planta mostarda (Mostarda-da-abissínia), revela um novo estudo da Universidade de Geórgia, nos Estados Unidos da América.
“Se conseguirmos assegurar o fornecimento de matérias-primas e fornecer incentivos económicos adequados ao longo da cadeia de abastecimento, poderemos potencialmente produzir combustível baseado em mostarda-da-abissínia no sul dos Estados Unidos”, disse o investigador Puneet Dwivedi, citado em comunicado.
A investigação estimou o preço de break-even e as emissões de carbono no ciclo de vida. Quanto ao break-even, a estimativa de preços seria entre 0,12 e 1,28 dólares por litro, com base em incentivos económicos e de mercado existentes. O preço do combustível para a aviação baseado no petróleo foi de 0,50 dólares por litro – superior ao do combustível baseado na planta de mostarda, quando os incentivos económicos atuais foram incluídos na análise.
Atualmente, o investigador está a estudar a viabilidade económica e ambiental de produzir e consumir combustível de aviação baseado em mostarda-da-abissínia em toda a Geórgia, Alabama e Flórida, tomando uma perspetiva de cadeia de abastecimento.
O estudo foi publicado na GCB Bioenergy.