Branded Content

Como a experiência de gamificação pode estar ao serviço da Educação Ambiental

Como a experiência de gamificação pode estar ao serviço da Educação Ambiental

A procura constante por novas soluções e ferramentas tecnológicas que possibilitem estar progressivamente mais próxima dos cidadãos, com o objetivo de os incentivar a reciclarem mais e melhor as suas embalagens, faz parte da missão da Sociedade Ponto Verde. 2023 foi um ano de reforço nesta área, principalmente através da aposta na área da gamificação e da inovação. Neste sentido, é notório que existe uma preocupação em pensar na estratégia de comunicação de forma transversal.

A Sociedade Ponto Verde defende que as campanhas de sensibilização e de comunicação são uma aposta fundamental para dar conhecimento e levar, consequentemente, à mudança de comportamentos.
Em 27 anos de atividade, houve um investimento muito significativo neste campo: no total já foram alocados mais de 55 milhões de euros nesta área, o que tem permitido envolver e levar a todas as faixas etárias, incluindo aos mais pequenos, a mensagem de que a reciclagem deve ser feita por todos, de forma individual, a pensar no bem comum.
O país tem evoluído bastante em matéria de literacia ambiental. Portugal tem hoje cidadãos cada vez mais responsáveis e conscientes, que procuram serviços e produtos face ao seu desempenho ambiental e exigem às marcas maior transparência e rigor nas suas alegações ambientais.
Ainda assim, há ainda muito caminho a fazer e é necessário acelerar para atingir as metas nacionais globais de reciclagem, que são bastante ambiciosas, nomeadamente no que diz respeito às embalagens, uma vez que o país tem de chegar a 65%, até 2025, e a 70%, até 2030. E, neste sentido, a missão passa por continuar a motivar os cidadãos para que se mantenham comprometidos com esta causa.

O país tem evoluído bastante em matéria de literacia ambiental. Portugal tem hoje cidadãos cada vez mais responsáveis e conscientes

É necessário continuar a sensibilizar para estes temas, nomeadamente no que diz respeito à correta separação das embalagens após o consumo e ao seu encaminhamento para a reciclagem.
É, ainda, fundamental motivar e criar um compromisso com os cidadãos de modo a reforçar a importância de atingir as metas propostas, de modo a ser possível viver num país cada vez mais sustentável e circular. E é exatamente por isso que a Sociedade Ponto Verde acredita e aposta em ferramentas de comunicação mais próximas, de maior conveniência e com incentivos para os cidadãos.
Nesta aposta, surge o investimento na gamificação e na digitalização: foi exatamente por acreditar no potencial deste tipo de ferramentas que nasce a app “Acerta e Recicla”.

A Sociedade Ponto Verde acredita e aposta em ferramentas de comunicação mais próximas, de maior conveniência e com incentivos para os cidadãos.

Esta aplicação móvel da Sociedade Ponto Verde é um reforço na sua estratégia de inovação e uma forma de acelerar o seu processo de digitalização, visando estar mais presente no dia a dia dos cidadãos.
A app “Acerta e Recicla” é composta por vários jogos e é também uma fonte de partilha de boas práticas que incentivem os portugueses a reciclar mais e melhor as embalagens do dia a dia. O intuito foi estabelecer uma dinâmica de jogo com atribuição de prémios, tornando a participação e a aquisição de conhecimento ainda mais apelativa, uma vez que recompensa quem mostra mais conhecimento sobre a correta separação de resíduos.

A app “Acerta e Recicla” é composta por vários jogos e é também uma fonte de partilha de boas práticas que incentivem os portugueses a reciclar mais e melhor as embalagens do dia a dia.

A plataforma apresenta mecânicas simples e interativas como quizzes sobre reciclagem, sondagens, “pergunta do dia”, happy hours e códigos promocionais, que dão a possibilidade aos participantes de jogar e ganhar pontos enquanto testam a sua relação com a reciclagem. A app esteve ativa em três vagas diferentes: a primeira, que decorreu entre julho e agosto e que conseguiu cerca de 30 mil registos em 30 dias; a segunda, entre setembro e outubro, que cumulativamente chegou a mais 45 mil registados; e a terceira, que está agora em andamento e que termina a 28 de dezembro.
Esta vaga é dedicada ao Natal e contou com um reforço dos prémios – desta vez há 50 mil euros para distribuir pelos jogadores – e trouxe ainda uma novidade: todas as semanas há 10 cabazes de natal para oferecer.
De uma forma global, a app “Acerta e Recicla” é um reforço da estratégia de inovação tecnológica da SPV que, ao disponibilizar uma experiência inovadora e inclusiva, acessível a todos, permite juntar pessoas de diferentes gerações em torno de uma causa que é comum a todos: a reciclagem de embalagens.

Esta aposta estratégica apresenta-se como algo fundamental para a Sociedade Ponto Verde, pois é através dela que é possível continuar a apostar na literacia ambiental junto dos cidadãos e a criar ferramentas, como a app “Acerta e Recicla”, que ofereçam mais conhecimento e que promovam as boas práticas.
A tecnologia e a digitalização já fazem parte do dia a dia dos cidadãos. Porque não recorrer mais ao seu potencial para, coletivamente, conseguirmos alcançar as metas da reciclagem?

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever

Download SU

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever