A Inditex, através da marca Zara, está a dar passos na aposta em produtos mais amigos do ambiente.
Segundo o explicado pela imprensa internacional, a empresa está a apostar numa colaboração com a empresa especializada em reciclagem têxtil Circ, sendo que desta parceria resultará a primeira coleção feita com materiais reciclados de resíduos têxteis feitos a partir de misturas de poliéster e algodão. De acordo com o que já foi avançado, esta será uma coleção cápsula para mulheres e que estará disponível em 11 mercados a partir de 17 de abril.
Através da utilização da tecnologia Circ, ambas as empresas desenvolveram uma coleção com roupas de lyocell, sendo que na composição desta ‘capsule’ 50% das fibra resultam do tratamento de resíduos de polialgodão e roupas de poliéster com 43% dessa fibra de resíduos têxteis. Sob a direção criativa da equipa de design Zara Woman, a coleção apresenta peças fluidas e leves em tons bordeaux, pensadas para serem novamente recicladas no final do seu ciclo de vida.
“Esta coleção é o melhor exemplo de que a inovação e a pesquisa de novas fibras e a colaboração com especialistas são dois pilares fundamentais para continuar a avançar em termos de circularidade na indústria têxtil. A tecnologia da Circ abre as portas para separar e reciclar uma das misturas mais comuns em nosso setor. Na Zara, e na Inditex, como agentes de mudança, queremos liderar a transformação do nosso setor criando propostas de moda baseadas na circularidade”, explica o Diretor de Sustentabilidade da Inditex, Javier Losada.
A colaboração entre a Circ e a Zara insere-se na decisão do Grupo Inditex de entrar no capital da Circ, decisão essa tomada em 2022 com o objetivo de acelerar o projeto de solução para uma escalada industrial bem como avançar na circularidade do setor têxtil.