A maioria dos líderes de empresas mundiais de bens de consumo (77%) acredita que os investimentos em sustentabilidade irão acelerar o crescimento do seu negócio. Na Europa o valor desce para 69%. Os resultados são o estudo “Redesenhar os valores da marca: O objetivo e o benefício convergem no centro das operações“, promovido pela IBM e pelo The Consumer Goods Forum (CGF).
Segundo explicado em comunicado, 61% dos líderes de bens de consumo, tanto europeus como mundiais, estão a alinhar propositadamente as suas metas operacionais e de sustentabilidade.
Os entrevistados europeus indicaram que as suas empresas irão aumentar os orçamentos de tecnologia em 39% (34% a nível global) nos próximos três anos, a fim de cumprirem a promessa de operacionalizarem a sustentabilidade.
“Os consumidores estão a pensar recompensar as empresas que estejam focadas na sustentabilidade, e os FMCGs estão atentos”, disse Ruediger Hagedorn, CGF End-to-End Value Chain Director. “Ao juntar sustentabilidade com eficiência operacional, as empresas estão a redesenhar proactivamente a sua cadeia de abastecimento e as operações de produção para impulsionar o crescimento e mitigar riscos.”
Outras conclusões:
- Quase 80% dos líderes a nível europeu (74% a nível mundial) concordam com a necessidade de recalibrar a forma como medem e reportam as metas de sustentabilidade. No entanto, muitos não têm capacidade para monitorizar e medir o progresso em tempo real.
- Os líderes estão considerarem várias tecnologias avançadas, incluindo automação (71%), analítica (69%), IoT (62%), IA (55%) e fluxos de trabalho inteligentes (44%), para progredir a nível sustentável.
Metodologia do Estudo
Em 2022, o IBM Institute for Business Value e o Consumer Goods Forum (CGF), em colaboração com a Oxford Economics, realizaram um inquérito global com 1 800 executivos do setor em 23 países – América do Norte, América Latina, Europa, Médio-Oriente, África e Ásia-Pacífico.
O estudo completo está disponível em: https://www.ibm.com/thought-leadership/institute-business-value/en-us/report/sustainable-operations-consumer-products