Energias Renováveis

Vai nascer uma plataforma ibérica de hidrogénio verde

hidrogénio verde

A ACCIONA, grupo global para o desenvolvimento e gestão de soluções de infraestrutura sustentável, e a Plug Power Inc., empresa de sistemas de baterias de combustível de hidrogénio e soluções de reabastecimento, querem criar uma plataforma de fornecimento de hidrogénio verde para clientes em Espanha e Portugal. Para tal, as duas empresas assinaram um princípio de acordo (MOU) para colocar em marcha uma joint-venture (JV) 50% com sede em Madrid.

Em comunicado, a ACCIONA e a Plug Power revelam que o foco inicial vai ser os segmentos de negócio industrial e de mobilidade. O objetivo é atingir uma quota de mercado ibérico de 20% do negócio de hidrogénio verde antes de 2030. Para o efeito, as empresas preveem um investimento inicial de mais de dois mil milhões de euros.

Enquanto a Plug Power vai ser o fornecedor preferencial de tecnologia de eletrolisador para a JV, já a ACCIONA será o fornecedor preferencial de eletricidade limpa. A sociedade conjunta também irá utilizar a plataforma blockchain GreenH2Chain da ACCIONA.

A conclusão de fecho desta joint venture está prevista para o final do primeiro semestre de 2021. Os projetos iniciais da nova empresa já se encontram numa fase de desenvolvimento.