Descarbonização

Congresso In-Sustentável: Já conhece as empresas confirmadas?

Congresso In-Sustentável: Sociedade Ponto Verde e Lidl entre as empresas confirmadas

Congresso In-Sustentável realiza-se já no final deste mês, no dia 29 de junho, e conta com mais de 15 empresas representadas no seu painel de oradores, onde vão passar nomes como a Altri, Lidl, Silvex, Sogrape, Resiway, Voltalia, Nhood ou J.F.Almeida Têxteis.

Os recursos naturais e a biodiversidade abrem as sessões que se realizam na Nova SBE, em Carcavelos. Numa primeira mesa-redonda, dedicada à integração do capital natural na tomada de decisão, vão ser discutidos os impactos das atividades no ecossistema, bem como a mitigação e implementação de ações. Com moderação da Executive Director da FSC, Joana Faria, o administrador da Área Florestal da Altri, Miguel Silveira, e um representante do Lidl vão abordar este tópico.

Logo de seguida, João Vasconcellos Porto, diretor de viticultura da Sogrape, vai abordar como implementar estratégias de promoção da biodiversidade, desde a medição dos custos associados à perda até ao impacto da promoção no negócio.

Após uma pausa, é a vez de Cristina Gouveia, do Programa Horizonte e European Innovation Council, ANI, dedicar a sua intervenção à bioeconomia e à forma como o programa Horizonte Europa pode ser um facilitador nesse sentido.

Ainda antes do almoço, a eficiência energética e a redução de GEE abrem um novo bloco no Congresso. Paulo Lopes, Product Manager na Texteis JF Almeida, vai explorar os tópicos da eficiência energética e hídrica e o papel da tecnologia nesse sentido.

Às 14h, num painel moderado pela editora da SUSTENTÁVEL, Isabel Martins, José Pedro Salema, Presidente da EDIA; João Amaral, Country Manager da Voltalia; Nuno Lacasta, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente e Pedro Vasconcellos, ESG Director na Nhood vão partilhar quais são as energias verdes prioritárias para atingir as metas de um futuro sem carbono.

De seguida, já dentro do ‘chapéu’ economia circular, num espaço dedicado à valorização de resíduos, o diretor industrial e da unidade de reciclagem da Silvex, Tiago Filipe, vai abordar as estratégias de sustentabilidade com a evolução de soluções de matérias-primas plásticas.

Também na valorização de resíduos, Telmo Adrego, Managing Director da Resiway vai explicar como dar uma nova vida às gorduras residuais e o seu contributo para a transição energética.

Outro momento, acontece depois de uma pausa, com a investigadora do LNEG, Cristina Rocha a explicar onde entra o ecodesign na economia de circularidade e a sua importância nesta economia.

A concluir o evento, uma mesa-redonda vai incidir na incorporação da circularidade no negócio num sentido mais amplo, por exemplo, na cultura da organização. O painel moderado por Luís Amado, Executive Diretor da BCorp conta com: André Facote, CEO & Co-Founder da Skizo; Nathalie Ballan, Fundadora e Sénior Partner da Sair da Casca; Luís Veiga Martins, Executive Director of Community Engagement & Sustainable Impact, Nova SBE e Teresa Cortes, Coordenadora de Marketing & Comunicação da Sociedade Ponto Verde.

Inscreva-se no Congresso In-Sustentável aqui.