Agricultura

Emirates inaugura maior quinta vertical do mundo

Agricultura vertical

A Emirates Crop One, um consórcio entre a Emirates Flight Catering (uma das maiores empresas de catering do mundo) e a Crop One (empresa líder em agricultura vertical), anunciou a abertura da Bustanica, considerada a maior quinta vertical do mundo, que envolveu um investimento de 40 milhões de dólares.

Esta é a primeira incursão na agricultura vertical da Emirates Crop On, que aposta assim numa instalação agrícola com mais de 30.658 metros quadrados em ambiente controlado, que tem como objetivo produzir cerca de 1000 toneladas de hortícolas em modo biológico anualmente, sem recurso a químicos, e com um gasto de água inferior em 95% quando comparado com a agricultura convencional, representando uma poupança de 250 milhões de litros de água.

 

Agricultura vertical

Emirates aposta em agricultura vertical

Localizada perto do Aeroporto Internacional Al Maktoum, no Dubai World Central, a instalação de 30.658 metros quadrados irá centrar-se na produção de alfaces, rúculas, saladas mistas e espinafres de alta qualidade e está preparada para produzir mais de 1 milhão de plantas, o que proporcionará uma produção de 3.000 kg por dia.

A Emirates Crop One revela ainda, em comunicado de imprensa, que “a Bustanica é alavancada por tecnologia de ponta e por uma equipa interna altamente especializada que inclui peritos agrónomos, engenheiros, horticultores e cientistas especializados em produtos hortícolas. Um ciclo de produção contínuo assegura que o produto é extremamente fresco e limpo, cultivado sem pesticidas, herbicidas, ou produtos químicos”.

A produção agrícola da Bustanica pode ser encontrada pelos clientes da Emirates nas refeições a bordo, mas a empresa anunciou que vai ser possível encontrar estas hortícolas em alguns supermercados nos Emirados Árabes Unidos. A empresa planeia também expandir para a produção e venda de frutas.

Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente e Chefe Executivo da Emirates Airline and Group afirmou: “A segurança e autossuficiência alimentar a longo prazo são vitais para o crescimento económico de qualquer país, e os Emirados Árabes Unidos não são exceção. Temos desafios específicos na nossa região, dadas as limitações em torno das terras aráveis e do clima. A Bustanica inicia uma nova era de inovação e investimentos, passos importantes para o crescimento sustentável que se alinham com as estratégias de segurança alimentar e hídrica, bem definidas do nosso país”.

O presidente da empresa acrescentou ainda que “A Bustanica ajudará a assegurar a nossa cadeia de abastecimento, e irá assegurar que os nossos clientes possam desfrutar de produtos de origem local e altamente nutritivos. Ao aproximar a produção do consumo, estamos a reduzir o trajeto alimentar da exploração agrícola até ao momento do consumo.”

Já Craig Ratajczyk, Chefe Executivo da Crop One refere que: “Após um planeamento e construção significativos, e tendo navegado pelos desafios imprevistos da pandemia, estamos entusiasmados por celebrar este tremendo marco ao lado do nosso parceiro de consórcio, Emirates Flight Catering. É nossa missão cultivar um futuro sustentável para satisfazer a procura global de alimentos frescos e locais, e esta primeira quinta de grande formato é a manifestação desse compromisso. Esta nova instalação serve de modelo para o que é possível em todo o mundo”.

A Crop One Holdings Inc. (Crop One), com sede em Massachusetts, EUA, é líder agrícola na área da agricultura vertical, com uma operação comercial contínua com cerca de 6 anos. Com a ajuda da tecnologia a empresa construiu um modelo escalável e global para levar produtos frescos e locais a ambientes anteriormente não cultiváveis.