Mobilidade

48 novas viaturas 100% elétricas já estão em circulação pela mão da STCP

48 novas viaturas 100% elétricas já estão em circulação pela mão da STCP iStock

A STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) anunciou o reforço da sua frota com 48 novos autocarros 100% elétricos e a instalação de uma estação de carregamento elétrica, constituída por 24 carregadores duplos na Estação de Recolha da Via Norte.

Com a entrada em circulação destas novas viaturas, a STCP “dá continuidade à estratégia adotada que tem como finalidade a descarbonização da operação e, consequentemente, a redução da pegada ambiental”, de acordo com o comunicado enviado às redações.

A frota da STCP aumenta dos 20 veículos 100% livres de emissões para os 68, o que, segundo a operadora, representa uma “redução de emissões de CO2 de cerca de 4.000 ton/ano, permitindo substituir 24 viaturas standard em fim de vida e reforçar a frota com mais 24 novas viaturas energeticamente limpas”.

Assim, a frota conta agora com 468 autocarros: 71,2% dos veículos movidos a GNC, 14,5% a eletricidade e 14,3% alimentados via diesel.

“O ano de 2024 arranca com o reforço do objetivo da STCP de descarbonizar a operação e a redução da pegada ambiental nos seis municípios onde a empresa desenvolve atividade”, refere Cristina Pimentel, presidente do Conselho de Administração da STCP.

As novas viaturas estão associadas a um investimento de cerca de 19,3 milhões de euros parcialmente financiado, no montante de 8,4 milhões de euros, pela componente de Descarbonização dos Transportes Públicos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

As viaturas foram fornecidas pela empresa portuguesa EF – Mobilidade Elétrica, representante da ZT Bus em vários mercados da União Europeia.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever