Mobilidade

BMW: A jornada ‘verde’ do fabricante ganha novo capítulo elétrico

Convidados pela BMW para conhecer a fábrica de Munique, um dos locais de produção mais carismáticos da fabricante germânica, a Sustentável viajou, em novembro passado, à Alemanha.

Numa data que assinalava o início de um ano de produção do BMW i4 totalmente elétrico na Bavaria, podemos visitar de perto as instalações da marca, bem como fazer uma visita detalhada ao museu e ter uma sessão com Kai Zoebelein, o Spokesperson do grupo BMW em termos de Sustentabilidade.

Com o objetivo de já este ano, em Munique, pelo menos metade dos veículos produzidos serem elétricos, foi ainda possível conhecer de perto todas as etapas de produção, onde, como podemos testemunhar, há, do início ao fim da jornada produtiva, muita tecnologia envolvida.

“Conseguimos integrar um novo veículo [o i4] nos nossos sistemas existentes sem interromper a produção. A equipa e os nossos parceiros fizeram um trabalho incrível”, afirmou, em conferência com vários jornalistas portugueses, Peter Weber, Director BMW Group Plant Munich.

A fábrica que quer tornar-se ‘totalmente verde’

Com mais de 100 anos de existência e uma história que começou na aviação, a fábrica de Munique é um dos motores da cidade. Plenamente integrada no que é o dia a dia desta metrópole, o início de produção de carros neste espaço começou apenas em 1952.

Atualmente, até porque o grupo no seu todo tem objetivos ambientais de monta, tem vindo num movimento contínuo de modernização, sendo que o último passo a ser dado foi a digitalização em 3D de todo o edifício e os seus sistemas internos.

Como explica a marca, “as digitalizações são processadas e salvas na nuvem para que os dados possam ser acedidos ​​de qualquer parte do mundo usando uma ferramenta intuitiva baseada num browser”.

Por exemplo, o modelo mais recente a integrar a linha de produção, o BMW i4, foi planeado com recurso à “plataforma Omniverse Nucleus, da NVIDIA. Isso converge dados das ferramentas de design e planeamento de vários produtores para criar simulações fotorrealistas em tempo real num único ambiente colaborativo. Os dados das varreduras 3D também são alimentados na plataforma Omniverse”, permitindo digitalizar toda a operação.

Mas há mais. É que apesar de muito avançada tecnicamente, com milhares de trabalhadores a integrarem diariamente a força de trabalho, este espaço está também a tornar-se mais ‘verde’.

“Dentro do sistema de produção, a questão da sustentabilidade é de fundamental importância, e o BMW Group adotou uma abordagem holística para reduzir as emissões de CO 2 e minimizar o uso de recursos. Entre 2006 e 2020, o consumo de recursos por carro produzido caiu mais da metade e as emissões de CO2 caíram ainda mais, em 78%”, explica a marca em comunicado partilhado com a nossa redação.

Utilizando um sistema de osmose reversa, a fábrica de Munique tem vindo a tornar-se crescentemente amiga do ambiente, dependendo de fontes locais e renováveis para obter grande parte da energia que precisa para produção. Até 2030, ou seja, daqui a 7 anos, o objetivo é que as emissões por veículo produzido diminuam até 80%.

Peter Weber, diretor da fábrica do BMW Group em Munique, explica que, num futuro próximo, as entregas logísticas de peças serão também feitas com recurso a camiões elétricos, o que mostra igualmente o empenho em tornar mais amiga dos cidadãos a atividade do grupo nesta geografia. “Estamos bem cientes de que, devido à localização da nossa fábrica na cidade, temos uma responsabilidade especial. O nosso projeto para reduzir as emissões de CO2 na nossa fábrica terá um grande impacto positivo tanto para o meio ambiente quanto para nossa vizinhança mais próxima.”

Os objetivos globais

Com um grande foco em sustentabilidade, sendo o primeiro fabricante alemão a assinar o compromisso “business ambition for 1.5º C”, a BWM tem vindo a fazer também um esforço que vai desde o design dos seus veículos à possibilidade de reutilização quase contínua dos materiais utilizados na construção de cada carro.

Atualmente com 11 modelos eletrificados em produção, a marca tem o objetivo de nos próximos 7 anos que mais de 50% das suas vendas sejam realizadas neste segmento.

Mas as ambições vão mais longe. Certificando também muitos dos fabricantes que trabalham com a marca, o objetivo previsto de redução de emissões na sua linha de abastecimento é 20% relativamente a 2019 até 2030 com medidas extra as iniciais que a marca tem vindo a introduzir e que já baixaram as emissões em 40%.

Além disto, todos os ‘produtos’ da marca estão agora a ser projetados atendendo a quatro princípios, Re:Think, Re:Duce, Re:Use e Re:Cycle. A ideia é integrar a circularidade desde o desenho dos carros, fazer mais com menos, atendendo ao segundo ponto, reutilizar e prolongar a vida útil de cada produto o mais possível e reciclar e reintegrar materiais já usados sempre que o processo o permita. Com esta lógica o ciclo fecha-se sobre si mesmo e a sustentabilidade ganha uma dimensão crescente em todo o modelo de trabalho.

 

A visão de futuro apresentada na CES2023

O BMW i Vision Dee foi o berlina futurista, de design inovador, que o BMW Group apresentou, no início de 2023, no dia 5 de janeiro, na CES, a maior feira de tecnologia do mundo que decorreu em Las Vegas.

Com o “Dee” a significar Digital Emotional Experience a BMW pretendeu com esta aposta mostrar como o futuro do setor automóvel está a transformar-se, criando uma experiência digital cada vez mais orgânica e personalizada entre o condutor e o veículo.

Reagindo e interagindo através de ‘voz’, este carro é um ‘quase-humano’, com a sua frente, por exemplo, a reagir em luz imitando quase expressões faciais ou com o carro a reagir, com voz, ao toque físico de uma qualquer transeunte.

Além disso, a informação disponibilizada ao condutor passa a ser projetada no para-brisas, com os vidros laterais deste carro também a poderem servir de ecrã, tanto para o exterior como para o interior.

O interior, com design futurista, mas minimalista, foi projetado para ser controlado através de um tablier onde está inserido o Mixed Reality Slider, que, na prática, controla toda a informação projetada no Head-Up display que é o para-brisas.

Com o protótipo a ser produzido com materiais 100% reciclados, este veículo dá-nos uma visão do que, para a marca alemã, poderá ser o futuro dos seus carros.

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