Mobilidade

Braga galardoada com prémio da Semana Europeia da Mobilidade

Braga galardoada com prémio da Semana Europeia da Mobilidade

O Prémio de Mobilidade Sustentável deste ano da Semana Europeia da Mobilidade foi atribuído a Braga. O prémio tinha também como finalistas Sófia, na Bulgária, e Zagreb na Croácia.

Segundo explicado pela Câmara Municipal de Braga, a atribuição deste prémio, pela Comissão Europeia, teve como base a cooperação com empresas no encerramento de ruas ao trânsito, a dinamização de atividades lúdicas para todas as idades ou a realização de sessões de sensibilização sobre a importância da mobilidade urbana sustentável.

Entre as melhorias na cidade, é destacado o projecto School Bus nas escolas, a criação de ciclovias, novos lugares de estacionamento para bicicletas, tal como um sistema partilhado, o alargamento de zonas pedestres e novos espaços verdes, a modernização da frota de transportes públicos para veículos elétricos, a redução dos limites de velocidade em zonas escolares, a criação de condições para pessoas com mobilidade reduzida e uma infraestrutura rodoviária mais segura.

“Este reconhecimento é mais um estímulo para continuarmos a trabalhar para uma mobilidade cada vez mais sustentável, em benefício de uma melhor qualidade de vida para todos os Bracarenses”, referiu a vereadora da Câmara Municipal de Braga, Olga Pereira.

A cidade está a apostar na construção de ciclovias para que a cidade “passe a contar com 25km de vias dedicadas”. O investimento no transporte público, com a aquisição de veículos elétricos (13) e a gás natural (25) foi outro dos temas abordados pela vereadora, adiantando que este ano vão ser adquiridos mais 30 autocarros elétricos.

O vencedor do prémio da Semana Europeia da Mobilidade foi escolhido por um painel independente de especialistas em transportes. Através deste prémio, a Comissão Europeia procura reconhecer as autoridades locais que demonstram excelência nas áreas de sensibilização para a mobilidade urbana sustentável.

A edição deste ano dos prémios da Semana Europeia da Mobilidade atribuiu também o prémio Mobility Action à Metropolia GZM, na Polónia, O prémio reconhece as ações da sociedade civil e do setor empresarial na gestão da mobilidade.  Em adição, cinco cidades ucranianas Chernihiv, Kamianets-Podilskiy, Lviv, Poltava e Uzhhorod receberam menções especiais por participaram na Semana Europeia da Mobilidade de 2022, apesar da guerra.

No ano passado, a cidade portuguesa de Valongo foi a premiada.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever