Daimler Truck, Traton Group e Volvo Group assinaram recentemente um acordo para uma joint venture que poderá mudar a rede pública de carregamentos para veículos de transporte de mercadorias na Europa.
Segundo o explicado, esta joint venture agora assinada visa a instalação e operacionalidade de um equipamento de alto desempenho na rede pública de carregamento para camiões e autocarros elétricos de longa distância com bateria.
“A JV planejada – a ser detida igualmente pelas três partes – está programada para iniciar as operações em 2022 após a conclusão de todos os processos de aprovação regulatória”, esclarece-se em comunicado.
No total, as três entidades preparam-se para investir 500 milhões de euros, o que se pressupõe ser de longe o maior investimento em infraestruturas de tarifação na indústria europeia de camiões pesados até à data.
“O plano é instalar e operar pelo menos 1.700 pontos de carregamento de energia verde de alto desempenho em e perto de rodovias, bem como em pontos de logística e destino, dentro de cinco anos após o estabelecimento desta parceria”, finalizam as marcas em comunicado.