Já está em marcha o projeto europeu que durante os próximos quatro irá tem como objetivo desenvolver uma nova geração de baterias mais sustentáveis. Com um financiamento de 5.8 milhões de euros de fundos europeus, ao abrigo do programa Horizonte Europa, o projeto envolverá dez parceiros europeus de seis países.
Segundo explicado em comunicado, quando concluído, o novo modelo de baterias desenvolvido pelo projeto Healing Bat vai exigir menos recursos, o que permitirá ao espaço comunitário solidificar a sua posição no mercado internacional.
A investigação basear-se-á nas baterias convencionais de lítio-enxofre, que utilizam componentes autorregeneradoras para prolongarem o tempo útil de vida e garantir um funcionamento mais ecológico. Esta iniciativa irá ainda criar um conjunto de ferramentas constituído por sensores e materiais autorregeneráveis, que permitirão uma análise do fluxo de energia de e para o sistema de baterias.
A expetativa em que, quando implementado, o sistema permita fazer uma gestão personalizada que dará ao utilizador a capacidade de maximizar o desempenho de cada unidade em termos de qualidade, fiabilidade e tempo de vida.
Para além de uma maior expectativa de vida e de um custo de produção mais reduzido, esta nova geração de baterias irá também responder a um dos principais problemas associados às baterias de iões de lítio, que atualmente dominam o mercado das baterias recarregáveis.