Reciclagem

Projeto iREC recolhe um milhão de embalagens num ano

O projeto iREC – Inovar a Reciclagem, desenvolvido pela Cascais Ambiente em parceria com a Nova SBE, recolheu um milhão de embalagens no seu primeiro ano de atividade. O projeto-piloto prepara o terreno para a introdução do Sistema de Depósito com Retorno (SDR) de Cascais, que será implementado quando a legislação nacional for publicada. Na prática, o iREC é um SDR que dá pontos aos munícipes que separam corretamente as embalagens de bebidas de vidro, plástico PET e metal.

O presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente, Luís Almeida Capão, citado em comunicado, nota que “com este Sistema de Depósito com Retorno que estamos a experimentar em Cascais testamos soluções que nos permitem avançar para o terreno com maior conhecimento, assim que a legislação for aprovada. Sabemos hoje que é fundamental o envolvimento de todos os stakeholders para que o sistema possa funcionar. Uma boa articulação entre o serviço de recolha e os retalhistas é fundamental”.

O primeiro milhão de embalagens de bebidas, separadas desde o lançamento do projeto em janeiro 2021, é composto na maior parte por garrafas de plástico PET (62%), seguindo-se as de vidro (27%) e as latas (11%) em terceiro lugar. No total, foram mais de 70 toneladas de material encaminhado para valorização, nas quais o vidro representa 80% do peso.

Ao longo deste primeiro ano, o projeto contabilizou mais de 100 mil utilizações e 1,2 milhões de Citypoints ganhos (pontos ganhos por cada embalagem devolvida que permitem ser trocados por prémios).

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever