Supply Chain

Quer uma supply chain sustentável? Temos algumas dicas

Cinco formas de usar os dados para melhorar o OTIF na supply chain

Monitorizar e garantir que tudo corre como planeado na sua supply chain pode não ser tarefa fácil, mas o risco de não o fazer pode ser muito prejudicial para o negócio. E apesar de a tecnologia não resolver todos os problemas, existem muitas ferramentas tecnológicas que o podem ajudar a entender melhor como funciona a sua supply chain e, assim, evitar riscos.

De acordo com a publicação Supply Chain Digital, desde a identificação dos fornecedores que precisam de atenção especial, à simplificação de processos e a obtenção de ferramentas que ajudem a construir uma rede mais sustentável, “uma tecnologia eficaz e resiliente na supply chain é parte da solução”.

Segundo a publicação, existem alguns passos que pode dar para tornar a sua rede mais sustentável. Partilhamos alguns consigo.

Identificar fornecedores de risco

Automatizar o processo de gestão de riscos, implementar um sistema de autoavaliação para os fornecedores e conduzir inquéritos: todos estes passos permitem, segundo a publicação, melhorar a eficácia da sua supply chain.

Para além disso, existem sistemas que permitem avaliar de forma automáticas os fornecedores consoante o país em que operam, produtos ou dados já existentes no sistema.

Medir e antecipar a sua pegada ecológica

 “Transitar para uma economia de baixas emissões de carbono significa reduzir as emissões não só nas suas operações diretas mas também na sua rede”, refere o Supply Chain Digital. Para isso, existem ferramentas tecnológicas e softwares que determinam a pegada ecológica de cada fornecedor e que calculam as emissões de carbono por cada euro gasto.

Aquisições sustentáveis também deve entrar na equação

Garanta que todos os produtos que usa nos seus processos produtivos são, também eles, sustentáveis. Isto implica seguir toda a linha de produção dos seus fornecedores desde a extração dos materiais que usam, o que não é fácil. “Quando os riscos forem identificados, terá a oportunidade de trabalhar com os seus fornecedores para resolver qualquer questão que seja crítica para o negócio”, refere.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever